Um garimpeiro de 40 anos perdeu a vida após acidente de trabalho na manhã desta terça-feira, 07, em Ametista do Sul, norte do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu em um garimpo localizado na Linha Alta, interior do município.
Segundo informações da Polícia Civil, a vítima estava trabalhando dentro da galeria subterrânea, (local de onde são extraídas as pedras Ametistas), e foi atingida por um pedaço de pedra que ricocheteou nas paredes da mina após uma detonação.
Dilsomar Kovaleski, foi ferido na altura do pescoço, o estilhaço atingiu a artéria no lado direito. Ele foi socorrido imediatamente por colegas garimpeiros e levado ao Hospital São Gabriel da cidade, mas não resistiu. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Frederico Westphalen.
E extração da pedra Ametista é responsável por mais de 75% da economia de Ametista do Sul, e o município é conhecido como a Capital Mundial da Pedra Ametista por possuir a maior jazida do mineral do mundo. No total são mais de 1.400 garimpeiros distribuídos em outros sete municípios da região.
Fonte: In Foco RS