quinta-feira, 30 de junho de 2016

Reitor do CESURG visita a Rádio Liberdade de Três Palmeiras


Na manhã do dia 29/06 o Reitor do Centro de Ensino Superior Riograndense
- CESURG, Rafael Rossetto, esteve visitando a Rádio Comunitária Liberdade FM, no município de Três Palmeiras.

Na ocasião, o reitor utilizou do espaço da rádio para divulgar para a comunidade os cursos técnicos que estarão funcionando no CESURG - Sarandi no próximo semestre e também sobre a abertura dos 5 cursos
superiores: Agronomia, Veterinária, Administração, Gestão de Cooperativas e Pedagogia, bem como reafirmando o compromisso do CESURG com o município de Três Palmeiras e toda a região.

Após a entrevista, participou de uma reunião com o Sr. Eloidemar Guilherme, diretor da Rádio Comunitária Liberdade FM e coordenador regional da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO), onde foi firmada uma parceria entre o CESURG e o conjunto das rádios comunitárias da região, buscando construir atividades de formação para os dirigentes e funcionários das emissoras, auxiliando na criação de conteúdo e apoio cultural e contribuindo para o fortalecimento destas importantes ferramentas de comunicação.

Participaram também do encontro a Secretária Executiva do CESURG Glaucia Debona e o assessor Marcos Lazzaretti.

O CESURG parabeniza a ABRAÇO e todas as Rádios Comunitárias da região pelo importante trabalho que as mesmas desenvolvem na construção de uma comunicação extremamente ligada ao desenvolvimento social e cultural da comunidade.
Assessoria - Joel De Brito
+ Mais Informações ››››››

Família mantém aceso fogo de chão em fazenda há 200 anos no RS

A chama que simboliza as comemorações da Semana Farroupilha no mês de setembro também se funde à identidade gaúcha. No interior do Rio Grande do Sul, um fogo de chão aceso em um galpão de uma fazenda se mantém aceso há mais de 200 anos.

Na Fazenda Boqueirão, em São Sepé, na Região Central e a cerca de 300 quilômetros de Porto Alegre, vive a família Simões Pires, que tem raízes e presença na história do estado desde o século 18. É terreno deles que se mantém intacto o galpão onde o fogo foi aceso pela primeira vez. O espaço se torna quase um ponto turístico.

“A gente associa à época que o galpão foi construído, que foi no inicio de 1800. Então, provavelmente, desde essa época que existe o fogo”, afirma Gilda Simões Pires, proprietária das terras. Muitos membros da família foram ligados à politica de São Sepé e ajudaram a elaborar um pouco da história do estado.

Preservada do calor, a cadeira usada por David Canabarro é relíquia. Na casa, há uma réplica, já que a original foi doada para o museu da cidade. “A gente sempre pergunta para as pessoas de uma maneira ou outra o que sentiu aqui dentro do galpão, e principalmente pessoas que têm suas raízes no interior do estado dizem que sentem alguma coisa muito emocionante. É voltar no tempo”, completa.

Além do passado, o fogo também simboliza o futuro. Com a proximidade do dia 20 de setembro, os cavaleiros repetem as cavalgadas em busca da Chama Crioula, uma tradição que começou em 1947, quando até então o fogo era símbolo apenas da pátria.
+ Mais Informações ››››››

Sem lâmpadas incandescentes nas prateleiras

A partir desta quinta-feira, 30, elas não poderão ser mais vendidas no comércio

A partir de quinta-feira, 30, as lâmpadas incandescentes não poderão mais ver vendidas no Brasil. Uma lâmpada fluorescente economiza 75%, se comparada a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. E se a opção for pelas de LED, a economia vai a 85%.

A lâmpada incandescente de 60 watts custava, em média, R$ 2,90, e uma de LED custa em torno de R$ 8,90. Além do mais, elas emitem 95% de calor e apenas 5% de luz, o que prejudica o ambiente. A indicação é usar a lâmpada LED, que são mais eficientes e não contêm metais pesados. O uso desta lâmpada já é adotado nos países como China, Índia, EUA, Canadá, Argentina, entre outros.
Fonte: Michélli Bokorni da Rosa/AU
+ Mais Informações ››››››

TJ mantém suspensa nomeação de aprovados em concurso público de Cristal do Sul

Foto - Cristiane Luza/Arquivo
Em sessão de julgamento realizada na tarde desta quarta-feira (29/6), os Desembargadores da 4ª Câmara Cível do TJRS confirmaram a decisão liminar que suspendeu o provimento dos cargos pelos aprovados no concurso realizado para a Prefeitura de Cristal do Sul.
Por suspeitas de fraude, Vereadores da cidade ingressaram com ação popular contra o certame.

Sobre o caso

Segundo os autores da ação, o concurso público realizado pela Prefeitura e executado pela empresa Construir Concursos e Assessoria Ltda., em dezembro do ano passado, não teria envolvido verdadeira competição com tratamento impessoal aos candidatos. Conforme a ação popular, se tratou de um simulacro de concurso destinado a beneficiar pessoas determinadas que mantinham vínculo de parentesco ou político-partidário ou ainda que já trabalhavam para o Município com vínculos precários. Os Vereadores informaram também que dois dias antes da realização das provas, entregaram uma lista ao Ministério Público informando os nomes de possíveis candidatos que seriam aprovados, o que foi confirmado em 90% dos casos.

No 1º grau, o Juízo da Comarca de Rodeio Bonito negou a liminar para a suspensão do concurso. Assim, os Vereadores recorreram ao Tribunal de Justiça. Em fevereiro deste ano, o Desembargador Eduardo Uhlein, relator do recurso, concedeu a liminar para suspender o provimento dos cargos.

No julgamento desta quarta-feira, os Desembargadores da 4ª Câmara Cível julgaram o mérito da liminar concedida em fevereiro.

Decisão

Conforme o Desembargador Eduardo Uhlein, os argumentos apresentados pela Prefeitura e pela empresa Construir Concursos e Assessoria Ltda. não enfraquecem os indícios de fraude apontados pelos autores da ação.

- Impressiona, aliás, a alegação do Município de que em relação ao ofício 01/2015 protocolado junto ao Ministério Público relacionando uma lista de possíveis pessoas que seriam aprovadas no certame, demonstra a lógica dos autores no que diz respeito ao conhecimento intelectual das pessoas que iriam realizar a prova, pois sabiam do grau de intelectualidade que guardavam estes candidatos no conhecimento da coisa pública, como se o próprio certame pudesse ser dispensado, já que o grau de intelectualidade dos candidatos era tão evidente e notório que o resultado da seleção não poderia ser outro senão a aprovação - afirmou o relator.

O magistrado informou também que nenhum dos aprovados no certame apresentou qualquer defesa ou inconformidade contra a decisão liminar que suspendeu o concurso e que os fatos só poderão ser elucidados com a instrução processual.

Não se pode admitir que os candidatos sejam nomeados ou entrem em exercício para que, só depois, anos passados, venha a ser restabelecida a legalidade e a moralidade administrativas se então cabalmente demonstrada a fraude, destacou o relator.

Assim, fica suspenso o provimento dos cargos públicos pelos candidatos recrutados no concurso público nº 01/2015, no município de Cristal do Sul, até o julgamento final da ação popular que tramita na Comarca de Rodeio Bonito.
Fonte: Folha do Noroeste
+ Mais Informações ››››››

Pontão - CESURG desenvolve palestra sobre juventude rural e sucessão familiar no município

Na noite do dia 27/06 o professor Cláudio Alberto dos Santos e o assessor Marcos Lazzaretti, estiveram na Escola Estadual de Ensino Médio Zumbi dos Palmares, em Pontão, trabalhando com os estudantes sobre o tema: "Juventude Rural e Sucessão Familiar", onde foram abordados os principais desafios e as principais demandas para garantir a permanência do jovem no meio rural, bem como o perfil da juventude rural atualmente, que também precisa ter acesso as tecnologias e a educação superior.






Na ocasião, os estudantes da escola que participaram do "Curso de Liderança e Empreendedorismo do CESURG", estiveram apresentando um relato das atividades para os demais colegas, bem como apresentando ideias para que a comunidade escolar trabalhe junto com o CESURG.

A atividade realizada faz parte do programa:: Conexão CESURG, que visa oferecer palestras e cursos de formação de forma gratuita para as escolas da região, fortalecendo o compromisso social do CESURG com a juventude e com toda a comunidade.

Por Marcos Vinicius Lazzaretti - Centro de Ensino Superior Riograndense – CESURG/Assessor de Extensão. Fonte: DiárioRS
+ Mais Informações ››››››

Grupo ligado ao MST deixa Floresta Nacional de Chapecó

(Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)
O grupo que ocupava a Floresta Nacional de Chapecó deixou a área na tarde desta terça-feira (28) em Guatambu, no Oeste catarinense. As cerca de 500 pessoas que estavam no local foram para uma propriedade cedida por um agricultor, há 12 quilômetros da reserva. A informação foi confirmada pelo prefeito de Guatambu, Pedro Borsoi, e pela assessoria do MST. Não houve conflito durante o processo, informou a Polícia Militar.
Nesta terça vencia o prazo o acordo definido na Justiça para que as famílias, ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deixassem a Floresta Nacional de Chapecó, que fica às margens da SC-283. Dividida entre os municípios de Chapecó e Guatambu, ela possui cerca de 1.600 hectares.
Desde a madrugada de 4 de junho centenas de pessoas ocupavam uma área de 800 hectares de reflorestamento de pinus. O grupo reivindica o espaço em Guatambu para agricultura familiar, mesmo após deixar o local, conforme a assessoria do MST em Chapecó.

Famílias deixaram Floresta Nacional de Chapecó ao longo do dia
(Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)


A remoção do acampamento na Floresta iniciou na manhã desta terça-feira (28). Até as 16h30min algumas pessoas ainda estavam na área limpando o local, conforme a assessoria do MST.

De acordo com o prefeito de Guatambu, as famílias foram para outra área, no interior do município. “Foram para uma área pequena que um agricultor cedeu”, disse Borsoi.
Segundo a assessoria do MST, em reunião na manhã desta terça (28), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que deve agendar uma reunião entre os representantes das famílias que estavam acampadas em Guatambu, Governo de Santa Catarina e Ministério do Meio Ambiente para tentar resolver a situação.

Ato pela reforma agrária

Na segunda (27), um ato pela reforma agrária foi realizado pelas famílias. De acordo com a assessoria do MST em Chapecó, por volta das 14h, a SC-283, que passa pela Floresta, teve o trânsito interrompido por cerca de 20 minutos. A Polícia Militar e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) não confirmaram a interrupção ao G1.
Grupo realizou ato na tarde desta terça em Guatambu (Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)

Grupo realizou ato na tarde desta terça em Guatambu
(Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)




Depois, o grupo, junto com outros movimentos sociais e com representantes de assentamento do MST de outras regiões do estado, realizaram uma marcha no Centro de Guatambu e se reuniram no salão paroquial da cidade em um ato em defesa da reforma agrária. Um representante do Incra acompanhou a reunião.

Acordo

Um acordo entre todas as partes relacionadas à ocupação da Floresta Nacional de Chapecó, no Oeste catarinense, havia determinado que as famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) deixassem a área em 20 dias. A decisão foi tomada em audiência na Justiça Federal de Chapecó na quarta-feira (8) e passou a contar a partir de quinta (9).
+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dê um Upgrade na Sua Carreira com o CESURG Sarandi

Confira abaixo os cursos disponíveis.




+ Mais Informações ››››››

Amzop promove encontro para debater obras de infraestrutura

Na esperança de ver a região da produção com estradas melhores e com as suas obras de infraestrutura reiniciadas, a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), deu continuidade à sua agenda positiva em favor do desenvolvimento e promoveu uma audiência pública na noite da sexta 24.

O encontro aberto a toda a comunidade regional contou com a presença do secretário estadual dos transportes, Pedro Westphalen, e aconteceu em Rodeio Bonito no Auditório da Escola de Ensino Fundamental José André Acadrolli.

O evento alcançou seu objetivo a medida que o secretário Westphalen esclareceu aos presentes a situação de cada obra que está paralisada na região, porém, evitou estipular prazos para o reinicio das mesmas. Mais uma vez, o secretário disse que esta região possui as piores estradas do Estado.

Westphalen também elogiou a iniciativa da Amzop, quando esta procurou a Secretaria dos Transportes ainda no dia mês de abril para propor este modelo de trabalho. “Adotei este método como modelo e indiquei que outras regiões do estado fizessem o mesmo trabalho”, salientou Pedro.

O presidente da Amzop, prefeito de Rodeio Bonito Nilson Luís Dal Cortivo, destacou ao final do encontro que a agenda foi produtiva mas que a Associação não se acomodará e continuará cobrando do Estado uma atenção maior para com a região. “Estamos dando continuidade a este pleito que é histórico”, lembrou Dal Cortivo.

O encontro contou com a presença de várias lideranças e autoridades regionais, como o presidente da Comissão de Municípios Sem Acesso Asfáltico da Famurs, prefeito de Dois Irmãos das Missões, Derli da Silva Quadros, do presidente do Codemau, Edemar Girardi, do presidente da Creluz, Elemar Battisti, do superintendente da 17ª Superintendência Regional do Daer de Palmeira das Missões, Walter Machado Junior, além de prefeitos e vereadores dos 41 municípios integrantes da Associação.

Edevaldo Stacke/Ascom Amzop
+ Mais Informações ››››››

CESURG - Realiza Encontro de Jovens Lideranças

Nos dias 24, 25 e 26 de junho aconteceu a primeira edição do curso de formação de lideranças e empreendedorismo CESURG. O encontro teve como finalidade fortalecer e contribuir com o processo de formação e capacitação de jovens líderes, que desenvolvam o interesse pela atividade empreendedora e contribuam para o desenvolvimento sócio-cultural, econômico e ambiental de suas escolas e comunidades.

Na sexta feira a noite, dia 24, e no sábado pela manhã, o professor Rudimar Barea esteve trabalhando com o tema: "Comunicação, Liderança e Oratória", onde trabalhou juntamente com os estudantes, alguns elementos básicos que os líderes devem desenvolver para garantir uma boa comunicação e o trabalho em equipe.

No dia 25, pela parte da tarde, aconteceu uma mesa de debate com jovens lideranças que atuam em diversos seguimentos, sendo que estavam presentes: Rafael Rossetto (Reitor do CESURG), Uilian Tremea (Empresário e Diretor Administrativo do CESURG), Adriele Manjabosco (estudante de Serviço Social e ex vice presidente da UNE), Regis Piovesan (estudante de agronomia e vice presidente da UNE) e com a participação especial de Bruno Pires Schroder (estudante de veterinária e criador da página do Facebook Sandro Sotilli). Durante o debate, foram abordados diversos assuntos referentes a juventude, ao papel da liderança e do empreendedorismo.

Na ocasião o reitor Rafael Rossetto anunciou que todos os estudantes que participaram do curso terão bolsa de 50% nos cursos superiores do CESURG. Pela parte da noite, os estudantes estiveram acompanhando o espetáculo Som e Luz, em São Miguel das Missões.

No dia 26, pela parte da manhã, o professor João Luiz Montenegro trabalhou com o tema: Juventude e Empreendedorismo, onde ressaltou a importância de os jovens se empenharem na construção de atividades que façam a diferença no mundo. Além disso, durante todo o encontro foram desenvolvidas diversas dinâmicas de grupo que contribuíram para a melhor compreensão dos temas estudados e para o entrosamento do grupo.

Após a realização do Curso de Liderança e Empreendedorismo CESURG, os estudantes participantes deverão desenvolver atividades que contribuam para a promoção da cidadania e o desenvolvimento de suas escolas e comunidades.

Na avaliação realizada pelos participantes, a realização do curso foi muito positiva, proporcionando a troca de saberes com jovens de várias cidades do RS e animando os estudantes para que sejam capazes de colaborar no desenvolvimento de suas escolas e comunidades.

A primeira edição foi realizada com sucesso, contamos com a participação 85 jovens oriundos de 19 escolas de municípios que abrangem os campus de Sarandi e Marau.

Por Joel De Brito DiárioRS
+ Mais Informações ››››››

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Papa Francisco visita memorial do genocídio na Armênia

Foto Divulgação
O papa Francisco visitou sábado (25), no segundo dia de viagem à Armênia, o Memorial do Genocídio, localizado em Tzitzernakaberd. No local, o pontíficie afirmou que este momento da história deve ser lembrado para que outros episódios semelhantes não se repitam.

"A memória é uma fonte de paz e de futuro. Aqui rezo, com dor no coração, para que nunca mais existam tragédias como essa, para que a humanidade não se esqueça e saiba vencer o mal com o bem. Que Deus conceda ao amado povo armênio e ao mundo inteiro a paz e a consolação. Que Deus guarde a memória do povo armênio", disse.

O líder católico visitou o local, ao lado da máxima autoridade da Igreja Apostólica da Armênia, Karekin II, e pelo presidente do país, Serzh Sargsyan. Francisco colocou uma coroa de flores na frente do monumento, onde um grupo de crianças levava cartazes com os nomes dos mortos de 1915. Ele também se encontrou com descendentes dos sobreviventes que foram alojados em Castel Gandolfo, residência papal, pelo pontífice Bento XV.

No primeiro dia da viagem ao país, Francisco destacou a palavra "genocídio" em seu discurso na capital Erevan, dentro do Palácio Presidencial, para se referir ao extermínio de 1,5 milhão de armênios pelo Império Otomano há um século, mesmo sabendo que o vocábulo poderia desencadear um mal-estar diplomático com a Turquia, como já ocorreu no ano passado.

A Santa Sé não previa o termo "genocídio" nos discursos de Francisco, porém o líder católico não quis renunciar à palavra diante das autoridades armênias.
Por Agência Ansa
+ Mais Informações ››››››

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Fogos de artifício são encontrados no Instituto Penal de Passo Fundo

Objetos, que estavam no lixo, foram encaminhados para Polícia Civil e devem ser periciados para saber se o material explosivo chegou a ser retirado pelos detentos

Ao acompanhar a retirada do lixo, na manhã desta quinta-feira (23), um agente da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) localizou 21 unidades de objetos semelhantes a fogos de artifício que estavam em uma sacola, nos fundos do pátio do Instituto Penal de Passo Fundo (IPPF).

De acordo com o administrador do Instituto, Luis Alves, tanto o lixo do IPPF quanto do Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF), que fica ao lado, é reunido e retirado pelo pátio. Portanto, por enquanto não há como saber se os objetos saíram do Presídio ou do Instituto. “Não sabemos ainda nem se esses objetos chegaram a ser manuseados por detentos”, explica Alves.

Os materiais foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e devem ser periciados para saber se a pólvora chegou a ser retirada, considerando que alguns estavam sem os pavios. “Existe a suspeita de que esses materiais possam ter sido retirados ou que havia a intenção de retirada pelos detentos para fazer um explosivo maior”, explica o administrador.

Segundo ele, devem haver investigações internas nas instituições para apurar o fato, que também foi informado à inteligência da Susepe. Além disso, deve haver investigação da Polícia Civil referente ao caso.

Ainda na noite anterior (22), agentes penitenciários localizaram um túnel sendo escavado na cela disciplinar do PRPF. Não houve fugas.
Fonte: DM
+ Mais Informações ››››››

UFFS abre processo seletivo para professor substituto de História

Foto Divulgação
Por Assessoria de Imprensa UFFS
Iniciam hoje (24) de junho as inscrições do processo seletivo para a contratação de professores substitutos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. São duas vagas, nas áreas de História da América, com 20 horas semanais, e na área de Ensino de História, com regime de trabalho de 40 horas semanais.

Para a vaga de História da América, requer-se Graduação em História e Mestrado em uma destas áreas: História, Educação, Ciências Sociais, Geografia, Filosofia ou Interdisciplinar em Ciências Humanas. Já para a vaga de Ensino de História, a exigência é Graduação em História e Mestrado em História ou em Educação.

Estão impedidos de assumir os cargos os candidatos que já tenham tido vínculo com a Administração, conforme a Lei Nº 8.745/93, nos últimos 24 meses; e os candidatos que participem de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei 8.112/90.

A inscrição é gratuita, e os documentos para a inscrição devem ser entregues na própria UFFS – Campus Erechim, na Sala 402 do Bloco A, até as 17h do dia 1º de julho. O câmpus está localizado na Rodovia RS 135, Km 72 – Erechim-RS.

O processo seletivo tem duas etapas: prova de títulos e didática. Para a prova de títulos, os candidatos devem entregar, junto com o requerimento de inscrição (Anexo V do Edital), o currículo documentado (constando apenas os títulos indicados no Anexo III). Já a prova didática consistirá em uma aula de trinta a quarenta minutos para a banca examinadora, que avaliará os conhecimentos e a capacidade didática do professor. O resultado final está previsto para 13 de julho.

A remuneração varia de R$ 2.814,01, para graduados, a R$ 5.143,41, para doutores. O auxílio-alimentação é fixado no valor de R$ 458. O processo seletivo terá validade pelo período de 02 (dois) anos, sendo renovável por igual período, a critério da UFFS, a contar da data da homologação do resultado final.

Esclarecimentos ou outras informações sobre o processo seletivo poderão ser obtidos no endereço: https://concursos.uffs.edu.br/
+ Mais Informações ››››››

Estelionatário diz que vítimas devem desconfiar de dinheiro fácil

Por Leadro Zanotto jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Leandro Zanotto

A reportagem do Jornal Bom Dia, entrou no Presídio Estadual de Erechim para conversar com uma das mentes mais brilhantes no crime de estelionato na região do Alto Uruguai. Cumprindo pena de 35 anos e seis meses de prisão, J.L.M.B, o "Jorge Cheque", ganhou as páginas policiais na década de 80 e 90 quando iniciou uma série de golpes em empresas, segundo ele, faturando mais de R$, 1,5 milhão.

Preparando-se para voltar ao convívio social dentro de alguns meses, Jorge aceitou contar sua história sem mostrar o rosto. O homem que conheceu o dinheiro fácil vindo através de golpes de estelionato aos 19 anos, está com 49 anos e se diz arrependido pelo que fez. "Eu me arrependo muito pelo que eu fiz. Se eu tivesse a oportunidade certamente não faria novamente hoje", destaca.

Preso desde 1989 quando iniciou os primeiros golpes, Jorge, já passou mais de 15 vezes entre idas e vindas pelo Presídio Estadual de Erechim. Sempre cumprido pena pelo mesmo crime: 171, artigo do Código Penal que tipifica o crime de estelionato. No total "Jorge Cheque" respondeu por 77 processos, sendo condenado em todos.

Cumprindo pena em regime fechado desde 2014, "Jorge Cheque" passa os dias auxiliando na manutenção e limpeza da casa prisional. Em uma sala de um metro quadrado apenas com uma pequena janela, próximo ao teto, disponibilizada pela direção da penitenciária, Jorge conversou pouco mais de 20 minutos com a reportagem do Jornal Bom Dia.

O início

"Foram as amizades que me trouxeram para este mundo", diz p apenado ao responder sobre como entrou para vida do crime. Aos 19 anos, o rapaz que trabalhava como garçom, conheceu alguém que mudou sua vida.
Segundo ele na época cansado com o pouco salário que recebia, vindo apenas das gorjetas, Jorge lembra que conheceu um homem que lhe mostrou como ganhar dinheiro fácil, utilizando a ganância das pessoas. "Ele foi comigo até uma empresa e aplicou o golpe. Fiquei impressionado como ele faturou fácil o dinheiro. Assim eu aprendi e comecei a agir por conta própria", destaca.

Tática

Segundo Jorge, o golpe funcionava sempre da mesma forma. Ao chegar em uma empresa, se apresentava como um empresário fazendo uma compra de aproximadamente R$ 10 mil .

No pagamento da compra ele apresentava um cheque falso no valor de R$ 20 mil, e informava que caso a vítima trocasse poderia cobrar uma pequena taxa em cima do valor de R$ 2 ou R$ 3 mil para ficar com o pequeno lucro, pois o cheque nas mãos da vítima seria de um sócio seu.

O comerciante então fazia a troca do cheque falsificado, fazendo com que Jorge recebesse pelo menos R$ 7 mil reais em dinheiro ou até mesmo em cheques verdadeiros que eram trocados rapidamente. "Claro que hoje em dia isso não é mais possível. As pessoas podem conferir com os bancos os chegues, mas naquela época o contato ainda era reduzido e as pessoas confiavam em cheques, o que tornava tudo mais fácil", explica.

J.L.M.B lembra que o cheque falsificado, era uma cópia de cheques de outras vítimas. "Antes de trocar eu olhava e apreendia a assinatura. Então eu confeccionava um cheque com aquele nome e assinava", lembrou.

Um alerta

Após ficar por mais de 30 anos atrás das grades, Jorge, lembra que ouviu muito sobre estelionato, mas que não pensa mais voltar para vida da prática criminosa. Casado e pai de três filhos já adultos, ele faz um alerta para que o número de vítimas seja cada vez menor. "É preciso desconfiar sempre. Não existe dinheiro fácil. Cada dia inventam um golpe novo na praça, por isso peço que as pessoas fiquem sempre alertas", finaliza.
+ Mais Informações ››››››

Mais de 1,5 milhão de brasileiros ainda não receberam o Abono Salarial

Dados do Ministério do Trabalho indicam, ainda, que cerca de um bilhão e 700 milhões de reais estão parados, à espera de que os donos saquem o dinheiro. O prazo encerra no dia 30 de junho. Ou seja, quinta-feira que vem. Depois disso, o cidadão perde o direito ao benefício.
Em 2015, o abono, no valor de um salário mínimo, foi pago a trabalhadores cadastrados no PIS há no mínimo cinco anos; que em 2014 tenham sido registrados em carteira por pelo menos 30 dias; e recebido, em média, até dois salários mínimos por mês. Para sacar, quem é cadastrado no PIS deve ir a uma agência da Caixa. Mas quem tem o Cartão Cidadão pode retirar o dinheiro nos caixas eletrônicos, nos postos do Caixa Aqui e até nas lotéricas.
+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Curso Introdução ao novo Código de Processo Civil - UPF, Campus Sarandi

Curso Introdução ao novo Código de Processo Civil e seus aspectos práticos inicia na sexta-feira (24)
Aulas serão ministradas na UPF, Campus Sarandi
A Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Sarandi, promove, nesta sexta-feira e neste sábado, dias 24 e 25 de junho, o curso de extensão Introdução ao novo Código de Processo Civil e seus aspectos práticos (lei nº 13.105/2015). A atividade, a ser ministrada pelas professoras Cibele Stefani Borguetti e Cinara Liane Frosi Tedesco, propõe um estudo sobre as alterações legislativas no novo CPC, de forma a oportunizar a atualização profissional a partir da abordagem da parte geral do novo projeto e da sua aplicação prática processual.
As aulas vão ser desenvolvidas no Campus Sarandi, junto à Faculdade de Direito. Na sexta-feira (24), os encontros ocorrem das 15h às 18h e das 18h30min às 22h30min, e, no sábado (25), das 8h às 12h. Interessados em participar devem se inscrever pelo site www.upf.br/eventos até esta quinta-feira, dia 23 de junho. O investimento é de R$ 300,00.
Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo
Fone: 0xx 54 3316 8142 / 3316 8110 / 3316 8138
http://www.upf.br
E-mail: imprensa@upf.br
Passo Fundo – RS
+ Mais Informações ››››››

UPF - Curso Técnico em Enfermagem participa de oficina de saúde em Constantina

O Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Ensino Médio Integrado UPF Campus Sarandi participou, no dia 18 de junho de 2016, de uma oficina de saúde, realizada junto com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Constantina (RS). Participaram 26 alunos, sob orientação da professora enfermeira Marli Schmidt.

Durante a ação, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, teste de visão, índice de massa corpórea, entre outros. De acordo com a professora Marli, as atividades desenvolvidas junto à comunidade foram de grande importância para os alunos, pois saíram do contexto da sala de aula para vivenciar a realidade junto à sociedade, aprimorando as funções e uma preparação diferenciada de novas perspectivas de atuação profissional para a área técnica em enfermagem.

A ação foi denominada “Dia da Solidariedade”. Além da comunidade, a iniciativa contou com a presença do diretor do Campus Sarandi, Gilberto Colli, do prefeito de Constantina, Leomar José Behm, do secretário de Saúde e de funcionários da unidade da saúde.

Conforme os organizadores dessa ação, fortalecer ações e estreitar as relações com os órgãos de gestão pública, participando do desenvolvimento de políticas sociais, por intermédio da direção, de professores, alunos e funcionários em diferentes espaços da vida social faz parte dos objetivos da Universidade de Passo Fundo.

Foto: Divulgação
Oficina de saúde foi realizada no município de Constantina

Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo
Telefone: 0xx 54 3316 8142 / 3316 8110 / 3316 8138
http://www.upf.br
E-mail: imprensa@upf.br
Passo Fundo – RS
+ Mais Informações ››››››

BM prende traficantes durante operação em Passo Fundo

Ações do 3º BOE ocorreram em diversos pontos da cidade e contaram, inclusive, com a ajuda de cães farejadores nas buscas por drogas

Entre as 13h e 23h30min de terça-feira (21), policiais do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar realizaram uma operação de combate ao tráfico de drogas em diversos pontos da cidade de Passo Fundo. No momento em que realizavam patrulhamento pelo Bairro Donária, os policiais observaram que, ao ver a guarnição, um grupo de jovens que estava no pátio de uma residência na Rua Celeste Souza dos Santos, agiu de forma suspeita. Dois dos rapazes correram para dentro da casa.

Os outros três permaneceram no pátio. Ao realizar a abordagem, dentro da residência, os policiais revistaram o morador, no bolso do qual foram encontradas 148 pedras de crack, pesando aproximadamente 22 gramas. Após identificação, constataram que se tratava de um adolescente, menor de 18 anos.

De posse do segundo indivíduo que entrou na casa, este de 19 anos, os policiais apreenderam 60 pedras de crack, pesando 7,5 gramas, além de R$ 321,35 em dinheiro. Além do dinheiro e das drogas, foram apreendidos na casa treze aparelhos celulares, um carregador de rádio HT, um relógio de pulso, um Notebook, diversas baterias de celulares, carregadores, entre outros produtos eletrônicos sem procedência. Diante disso, o adolescente foi apreendido e o adulto preso em flagrante por tráfico de drogas. Ambos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro do caso.

O maior de idade foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF). Já o caso do adolescente foi comunicado ao Ministério Público, que decide pela internação no Case ou pela liberação.

Números
Desde o início da tarde até o final da noite, ao todo, 196 pessoas e 60 veículos foram abordados, dentre eles, oito motocicletas, dois táxis e quatro ônibus. Destes, um veículo foi autuado por irregularidades e duas autuações de trânsito confeccionadas.

Ao todo, três adultos com idades entre 18 e 19 anos foram presos e dois adolescentes, de 15 e 17 anos apreendidos.
Fonte: DM
+ Mais Informações ››››››

Erva-mate é tema e pesquisa de mestrando da URI

Foto Divulgação
Por Assessoria de Imprensa
A erva-mate é tema pesquisa do mestrando em ecologia da URI Ederlan Magri. Com a orientação da professora Alice Teresa Valduga e colaboração do professor Vanderlei Decian, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ecologia, estão trabalhando em um projeto que visa rastrear a cadeia produtiva da erva-mate do Brasil.

O objetivo é apresentar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) os indicadores que possam encontrar índices mais elevados de metais pesados. Este fato gerou polêmica no segundo semestre de 2014, quando foram determinadas, em poucos lotes, concentrações de Cádmio e Chumbo em erva-mate destinada à exportação, acima do permitido por este órgão.

Entre os meses de dezembro de 2015 e fevereiro de 2016 os pesquisadores viajaram pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná realizando coletas de folhas de erva-mate in natura, solo e erva-mate processada, para analisá-las e dar sequência à pesquisa.

Os resultados preliminares demonstram que as concentrações destes metais pesados estão relacionadas com suas respectivas biodisponibilidades no solo, ou seja, está associada com as características específicas de cada solo. Assim, a ideia de que o problema estaria na fase industrial estaria praticamente descartada.

Este estudo é financiado pelos SINDIMATES do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, consistindo em um dos exemplos de interação da pesquisa científica, promovido pelo PPG Ecologia da URI, fornecendo respostas rápidas à sociedade.
+ Mais Informações ››››››

MEC autoriza funcionamento de 5 cursos superiores no Cesurg

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (22), uma portaria autorizando o funcionamento de cinco cursos superiores do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg), em Sarandi. Os cursos que terão as primeiras turmas a partir de agosto deste ano são: Agronomia, Medicina Veterinária, Gestão de Cooperativas, Pedagogia e Administração.

O reitor do Cesurg, Rafael Rossetto, disse que está muito feliz com a notícia, e que as inscrições para o vestibular já estão abertas. “O processo seletivo está marcado para o dia 24 de julho, e os aprovados iniciarão as aulas no segundo semestre de 2016,” explicou o reitor.

Rossetto agradeceu o empenho do deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), que articulou, junto ao MEC, em Brasília, a autorização dos cursos. “O trabalho do deputado Marcon foi de suma importância para que os cursos fossem aprovados, ” afirmou o reitor.

O deputado Marcon afirmou que é uma satisfação, com o parlamentar que nasceu na região de Sarandi, ajudar o Cesurg. “Serão oferecidos cursos de acordo com a demanda da região, voltada para a área agrícola. Isso traz profissionalização para quem deseja ter um curso superior e desenvolvimento para Sarandi e norte do RS, ” comemorou Marcon.

Quem quiser saber mais informações, pode buscar no site: http://www.cesurg.com/sarandi.
Créditos: Marci Hences/Assessora de Imprensa deputado Marcon.
Marci Hences-Jornalista DRT 17021
Assessora de Imprensa Deputado Federal Marcon (PT/RS

Marcon fala sobre a autorização do MEC para o Cesurg. 

Marcon fala sobre a renegociação da divida do RS
+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Polícia de SC pede à Justiça que afaste pastor suspeito de crime sexual

Apesar de ter sido indiciado, ele segue conduzindo cultos em Joinville.
Em gravação, pastor admite a violência e diz que motivos foram religiosos.

Em Joinville, no Norte de Santa Catarina, a polícia pediu à Justiça que afaste um pastor das funções na igreja. Ele foi indiciado por posse sexual, mas segue conduzindo cultos, conforme mostrou o RBS Notícias desta terça-feira (21).

A vítima, de 30 anos, sofreu o abuso dentro da igreja. O pastor, de 47, foi indiciado pela Polícia Civil por violação sexual mediante fraude. Isso significa praticar ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima. O crime prevê pena de dois a seis anos de prisão.

Crime
"Ele passou a mão em vários lugares e eu não conseguia me mover, eu só pedia a Deus para sair dali. Eu... primeiro não consegui entender. Eu falei 'Meu Deus, o que que está acontecendo?'", disse a vítima à RBS TV.

"Eu fiquei muito mal. Não conseguia dormir, não conseguia comer. Fechava o olho eu lembrava... Lembrava dele. Porque a cena ali foi muito horrível. Ele parecia um monstro", continuou a mulher.

Depois do crime, a vítima voltou à igreja e gravou uma conversa que teve com o pastor sobre o abuso. "Quando o senhor pegou por dentro da minha calça...", começa a mulher, no áudio. "Tocou. Tocou. Sim.", responde o pastor. "Eu me senti envergonhada", diz a vítima. "Eu estava repreendendo o que estava ali", declara o suspeito.

"Mas é necessário?", pergunta a mulher. "É necessário. Pôr a mão aqui, aqui... para que ele saia", responde o pastor.

"Nesse áudio, que inclusive foi franqueado ao investigado por ocasião do interrogatório, ele deixa muito claro o que ele fez", afirmou a delegada responsável pelo caso, Tânia Harada.

Inquérito concluído
O caso agora segue para o Ministério Público de Santa Catarina. No final de maio, a delegada pediu à Justiça que o pastor ficasse proibido de exercer a função na igreja.

Nesse mesmo dia, a RBS TV fez imagens dele em uma sessão religiosa para dezenas de fiéis. A delegada ainda aguarda decisão da Justiça.

"O inquérito já está concluído. Ele tem um respaldo probatório bom, que não me deixa margem nenhuma a dúvida de que esse abuso ocorreu, de que essa moça é vitima", afirmou a delegada.

O suspeito foi procurado pela RBS TV, mas se negou a conversar com a equipe. A reportagem também tentou contato com o advogado do pastor, mas ele não foi encontrado. A RBS TV entrou em contato também com a sede da igreja evangélica do suspeito, mas o responsável não quis se pronunciar sobre o caso.

Abuso e gravação
A mulher conheceu o pastor após procurar uma igreja evangélica de Joinville enquanto passava por problemas pessoais. Ele pediu que ela voltasse no dia seguinte para receber uma oração individual. Ao final dessa sessão que o abuso ocorreu.

A vítima já havia sofrido abusos sexuais quando criança. Foi abusada pelo avô dos 6 aos 11 anos de idade. "E eu, agora, com 30 anos, passar por isso? Na hora, eu entrei em choque", disse a mulher à RBS TV.

Depois da violência, a vítima procurou a delegacia e foi orientada por um policial a produzir provas. Ela gravou a conversa com o pastor recontando o que tinha acontecido. Quando ouviu a gravação durante o interrogatório, ele confessou a prática. Mas, antes, chegou a sustentar a versão de que o abuso teria motivo religioso.

"Eles não sabem o mal que eles estão fazendo, que não é só aquele momento. Um mal desses pode afetar para o resto da sua vida", disse a vítima à reportagem.

Fonte:Portal Aconteceu
+ Mais Informações ››››››

Glifosato em discussão

Foto: Emater
O produto domina mais da metade do mercado mundial de herbicidas e é suspeito de ser cancerígeno
Posicionamentos recentes de entidades como a Organização Mundial de Saúde (OMS), trouxeram à tona a polemica em torno do glifosato. Bastante usado no controle de ervas daninhas, o agrotóxico é suspeito de ser cancerígeno.

O produto domina mais da metade do mercado mundial de herbicidas conforme a consultoria Grand View Research. A OMS classifica o glifosato como “improvável” potencial cancerígeno, já que estudos científicos ainda não são conclusivos.

Mesmo assim, países da União Europeia e Estados Unidos, estudam diminuir ou até proibir a utilização deste herbicida.

Fonte: Eder Calegari - Folha
Saiba mais visite O AMBIENTALISTA Clique AQUI
+ Mais Informações ››››››

Justiça determina suspensão de atividades em empresa investigada

Empreendimento de Constantina foi alvo de ação do MP

Uma ação coletiva movida pelo Ministério Público pedindo a imediata suspensão das atividades de uma empresa de produtos lácteos de Constantina foi aceita de forma provisória pela Justiça. A empresa é alvo de investigação da Operação Queijo Compen$ado 3, deflagrada no início do mês de junho. Segundo o Ministério Público, um dos motivos para o fechamento da empresa está na "inércia do Serviço de Inspeção Municipal de Constantina (SIM) em adotar medidas imediatas que inibissem de forma mais eficaz a continuidade das fraudes verificadas na operação". A ação também determina a proibição de utilização dos imóveis localizados na Região Metropolitana, como depósito clandestino, sob pena de multa no valor de R$ 500 mil, em caso de reincidência.
A Justiça também determinou a quebra do sigilo bancário, fiscal e o bloqueio de valores, além da indisponibilidade de bens imóveis de três pessoas, para evitar a dispersão do patrimônio e garantir indenização aos consumidores.
Fonte: OAU
+ Mais Informações ››››››

Morador de Pinhal está desaparecido

Foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Pinhal, o desaparecimento de Marcos Dorvalino Schmith Delgado, 37 anos. Conforme relatado pela esposa, ele saiu de casa, na localidade de linha Alto Paraíso, por volta das 8 horas de segunda-feira, 20, e não retornou mais. Ele dirigia um Gol vermelho, placas DWK 0772 e vestia jaqueta amarela, boné marrom de abotoar no queixo, calça jeans e tênis cinza.
Segundo a ocorrência, ainda na manhã de segunda-feira, Marcos teria sacado dinheiro em um banco em Seberi. Informações: (55) 3754-1140 – DP de Pinhal ou (55) 9682-3102 (familiares).
Fonte: Folha
+ Mais Informações ››››››

Sarandi - CESURG Realizará o Painel “MÃOS QUE CONSTROEM III”

Mais de 100 empresas serão homenageadas.

 Fazendo parte das programações alusivas aos 77 anos de Sarandi, ocorrerá na sede do CESURG, no Beira Campo e Sarandi, o lançamento do painel “Mãos que Constroem”, que neste ano contempla a sua 3ª edição.
Em sua 1 ª edição, o pedreiro Alemão foi o homenageado, representando todos os profissionais da construção civil que trabalharam na construção da infraestrutura do local. Na 2ª edição do painel, o então vice superior regional dos Padre Carlistas, Padre Adilson Busin, foi o homenageado, sendo que hoje o mesmo é Bispo.
Nesta 3ª edição do painel o Reitor/Presidente, Rafael Rossetto, faz questão de homenagear todas as empresas que prestaram serviços para o CESURG, independentemente da área de atuação profissional. O evento tem por objetivo valorizar e agradecer as empresas que também contribuíram com o avanço educacional e o desenvolvimento do CESURG em Sarandi. No total 105 empresas serão homenageadas.
“Já dizia o poeta, sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade. Acredito que o desejo da construção de uma instituição de ensino superior de qualidade é um sonho coletivo da comunidade. Felizmente este sonho hoje é realidade e com isso podemos ofertar para os filhos dos nossos agricultores, dos nossos trabalhadores e dos nossos empresários, a possibilidade de se qualificar positivamente no mercado de trabalho, através dos cursos oferecidos pelo CESURG. E isso só foi possível pela soma de forças entre os investidores, o grupo pedagógico, o corpo administrativo do CESURG, a Administração Municipal e com mais de uma centena de empresas que foram parceiras da nossa instituição. Muito em breve iremos construir novos blocos de salas de aulas e iremos gradativamente agregar novos cursos na instituição, isso acaba por movimentar diversos setores do nosso município, colaborando com o desenvolvimento e progresso. Salientamos que o CESURG é da comunidade, foi construído para a comunidade não só de Sarandi, mas também regional”, afirma o Reitor Rafael Rossetto.
O evento “Mãos que constroem III” ocorre no dia 23 de junho de 2016 às 19:00 horas no CESURG, localizado na Rodovia Leonel de Moura Brizola (BR 386), Km 138, na linha Beira Campo, na cidade de Sarandi/RS.
Fonte: - Joel De Brito/DiárioRS
+ Mais Informações ››››››

Atenção - Campanha eleitoral com novas exigências

Na edição da semana passada, o Jornal Folha do Noroeste trouxe uma matéria falando da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Para dar seguimento à série de reportagens sobre o ano eleitoral, esta semana a pauta da vez é o período de campanha eleitoral.
Os frutos de 2013
O Brasil vivenciou uma série de manifestações no ano de 2013, em que as pessoas foram às ruas reivindicar mudanças na conjuntura política e na sociedade como um todo. Um dos frutos dessas ações é a lei da Minirreforma Eleitoral, sancionada em 2013 e que será pela primeira vez aplicada nas eleições deste ano.
Essa lei afetou de forma direta a propaganda eleitoral e, além disso, promoveu uma série de outras alterações no tempo de campanha, nos financiamentos eleitorais, prazos que devem ser cumpridos pelos candidatos, entre outras mudanças.
Atenção aos prazos
Além das alterações com a Minirreforma e suas atribuições, os candidatos precisam ficar atentos aos prazos estabelecidos no calendário eleitoral, procurando estar sempre bem informados, conforme alertou o chefe de cartório da 94ª Zona Eleitoral de Frederico Westphalen, Flávio Augusto Swirk Silva.
– Os candidatos devem procurar seus partidos para que estejam bem informados sobre o que é permitido e o que não é, para que não cometam crimes eleitorais e possam fazer suas campanhas dentro da legalidade –, afirmou Flávio.
As principais mudanças
Propaganda eleitoral gratuita- diminuiu de 45 para 35 dias. O tempo também sofreu redução. Anteriormente eram 60 minutos de propaganda televisiva por dia, agora serão 20 minutos, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40;
Propaganda em bens particulares- pintura em muros está proibida. Valem propagandas em adesivo ou papel, com tamanho restrito à 50 cm.
Propaganda em bens públicos- placas e cavaletes que antes eram permitidos das 6h às 22h, agora estão proibidos;
Adesivos em carros- a plotagem de carros está vetada. Pode ser ocupado apenas o vidro traseiro com adesivo microperfurado ou adesivos comuns no tamanho de 50 cm x 40 cm nas partes laterais do carro;
Tempo da campanha- passou de 90 para 45 dias;
Redes sociais- campanha em redes sociais está liberada, com veto na contratação de pessoas para publicarem ofensas contra adversários;

Calendário eleitoral 2016
20/07- Convenções partidárias, em que serão escolhidos os candidatos de cada partido para concorrer às eleições;
05/08- Data limite para as convenções partidárias;
15/08- Registro dos candidatos no Cartório Eleitoral;
16/08- Início da propaganda eleitoral;
26/08- Início da propaganda eleitoral gratuita em rádios e televisões;
29/09- Término da propaganda eleitoral gratuita;
30/09- Último dia para a veiculação da propaganda eleitoral em jornais e sua reprodução na internet;
01/10- Último dia para fazer propaganda eleitoral;
02/10- Eleições. Proibida propaganda 48h antes e 24h após a realização das eleições.

Fonte: Folha
+ Mais Informações ››››››

PRF flagra meia tonelada de queijo sendo transportado em condições inadequadas

A PRF flagrou no início da noite desta noite (21), durante fiscalização de rotina na BR 386 em Sarandi, mais de meia tonelada de queijo mussarela sendo transportado em veículo impróprio, sem qualquer refrigeração. O produto foi apreendido e será inutilizado.
Foi acionado o Departamento de Defesa Agropecuária – DDA, que fez a apreensão de 532 Kg de queijo do tipo mussarela e lavrou auto de infração pelo transporte irregular do produto e pela comercialização do queijo fora da jurisdição, visto que o estabelecimento que expediu a mercadoria só tem inspeção municipal.
A carga estava na caçamba de uma Vw/Saveiro e seguiria de Sarandi para estabelecimentos do ramo alimentício das cidades de Capão da Canoa e Osório. A DDA tomará as providências cabíveis para inutilização do produto.
Fonte: RSNORTE
+ Mais Informações ››››››

Três pessoas desmaiam em apartamento com estufa ligada

Ambiente estava fechado e o uso do equipamento teria consumido o oxigênio causando intoxicação por monóxido de carbono. Casal e filha de sete anos foram socorridos por Samu, Bombeiros e Brigada Militar e passam bem.

No final da noite de segunda-feira (20), por volta das 23h30min, o Samu e a Brigada Militar de Passo Fundo receberam a informação de que três pessoas de uma família, residente em um apartamento localizado no sexto andar de um prédio, na Rua 20 de Setembro, no Centro da cidade, estavam desmaiadas no local. Rapidamente, os socorristas e policiais solicitaram apoio do Corpo de Bombeiros e foram até o endereço indicado.

A porta do prédio estava trancada e só foi aberta com a chegada do morador, que veio se arrastando e desmaiou em seguida. Os socorristas imediatamente foram até o apartamento e encontraram a mulher dele e a filha, de sete anos, também desacordadas.

No local, que estava totalmente fechado, havia uma estufa elétrica, usada para aquecer o ambiente, ligada, além do ar condicionado. A suspeita é de que o equipamento tenha queimado todo o oxigênio do ambiente e as pessoas desmaiado por conta da intoxicação por monóxido de carbono. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para atendimento no Hospital São Vicente de Paulo, e passam bem.

O socorro só foi possível porque o homem ao passar mal, ainda conseguiu mandar uma mensagem para o irmão, que então acionou socorro. Os Bombeiros ressaltam que ao usar estufas elétricas é necessário deixar uma corrente de ar circulando, pois o equipamento queima o oxigênio, causando desmaios e podendo levar a morte por intoxicação por monóxido de carbono.
Fonte: DM
+ Mais Informações ››››››

Índios da reserva de Votouro fazem reivindicações em Erechim

Dezenas de índios vindos da Reserva Indígena do Votouro de Benjamin Constant do Sul protestaram em Erechim, na manhã desta terça-feira (21). Segundo Ademir Brandilin, um dos representantes do grupo, entre as reivindicações, estava à volta de verbas para o financiamento de programas sociais dentro da aldeia indígena. “Não queremos que sejam cortados nossos projetos de cultura, moradia, entre outros”, explica.O grupo se reuni no final da tarde com representantes da Caixa Econômica Federal, em uma audiência no Ministério Público Federal.
Fonte: JBD
+ Mais Informações ››››››

terça-feira, 21 de junho de 2016

Nonoai - PRE realiza operação para coibir películas irregulares


A Polícia Rodoviária Estadual, (PRE), vem realizando nos últimos dias nas rodovias estaduais do Rio Grande do Sul, fiscalização intensificada em veículos que possuem películas nos vidros. Somente na manhã desta segunda-feira, (dia 20), dezenas de motoristas foram autuados no posto de atendimento da PRE de Nonoai por apresentarem irregularidades.
A verificação dos índices de transmitância luminosa é realizada na forma regulamentada pelo CONTRAN, mediante utilização de instrumento aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN, (medidor de transmitância luminosa). A fiscalização obedece a Resolução n° 254/2007 do Conselho Nacional de Trânsito. Segundo a PRE esse tipo de fiscalização esta sendo trabalho de rotina pelos policiais.

Os motivos para a aplicação do filtro escuro nos vidros são diversos. Uns querem mais segurança e as janelas escurecidas dificultam a ação dos assaltantes porque os ladrões têm dificuldades de identificar quem está no carro, sem falar que a película garante mais privacidade no trânsito e principalmente protege contra os raios ultravioleta. Mas, para colocar fumê no carro, é necessário seguir as regras impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para não ter problemas com as autoridades.

Conforme a lei, os vidros dianteiros devem ter pelo menos 75% da entrada de luz. As janelas laterais do motorista e do passageiro dianteiro devem ter ao menos 70% de luminosidade. O insulfilm pode ser mais escuro se estiver fixada nas janelas traseiras laterais e traseira. Nesse caso, o vidro pode ficar mais escuro, com no mínimo 28% da entrada de luz. As películas refletivas (espelhadas) são proibidas por lei.

Na hora de instalar:
A PRE orienta que a instalação deve ser feita por um profissional qualificado. Além de que algumas peças do veículo são desmontadas para a aplicação da película e qualquer descuido pode ser prejudicial, o selo que é colocado no vidro nem sempre está correto. Na maioria das vezes o medidor de transmitância luminosa prova a irregularidade.

Conforme a Polícia, aos que não respeitam os percentuais indicados pelo Contran, além de cometerem uma violação da lei, estão correndo risco de provocar um acidente no trânsito já que a especificação do insulfilm acima do permitido no vidro do carro dificulta a visibilidade do motorista, principalmente quando estiver dirigindo à noite.

Multa:
Quem descumprir as medidas impostas pela legislação, está cometendo uma infração grave, passível de multa de R$ 127,69 e levar cinco pontos na carteira de habilitação. O documento do veículo ainda vai ficar retido até a regularização, ou prazo estabelecido pela PRE.
Fonte e Fotos: Infoco
+ Mais Informações ››››››

RS-591 recebe operação tapa-buracos

Uma equipe de operários do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), realizou uma operação tapa-buracos no trecho asfaltado da RS-591. O trabalho emergêncial começou pelo entroncamento com a BR-386. A estrada apresentava inúmeros buracos sendo um risco para a segurança dos usuários, especialmente pela possibilidade de acidentes.

Além disto, outra reclamação dos motoristas éra a probalididade de danos e avarias nos veículos em razão da condição no trecho. A RS-591 liga o município de Frederico Westphalen até Ametista do Sul.
Fonte: Folha
+ Mais Informações ››››››

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Sarandi - CESURG Promoveu a 2ª etapa do Curso de Liderança, Ccomunicação e Oratória

No último sábado, 11 de junho, ocorreu no CESURG|Sarandi, a segunda etapa do Curso de Liderança, Comunicação e Oratória. O primeiro encontro ocorreu no dia 16 de abril, sendo que a turma é composta por mais de 30 lideranças que atuam em diversas entidades e organizações da nossa região.

Durante a segunda etapa do curso, o professor Rudimar Barea (CESURG|Marau), trabalhou com diversas técnicas de como se expressar em público, como falar de uma maneira que as outras pessoas entendam, e como utilizar alguns aspectos da expressão corporal para melhorar a comunicação com as outras pessoas.
A última etapa do curso está prevista para ocorrer no dia 09 de julho.
Fonte: Joel De Brito - DiárioRS
+ Mais Informações ››››››

Sarandi - CESURG Realizará a 1ª Mateada Cultural

Fazendo parte das comemorações alusivas aos 77 anos de emancipação político-administrativo de Sarandi, o CESURG, Centro Superior de Ensino Riograndense, promoverá no domingo, dia 26 de junho, a 1ª Mateada Cultural CESURG, que será realizada nas dependências da instituição, localizada na rodovia Leonel de Moura Brizola (BR 386), KM 138, Bairro Beira Campo, Sarandi/RS.

O evento tem início as 14:00 e estender-se-á até as 17 horas, sendo que estão programadas apresentações musicais, de artes-cênicas, jogos de futebol e voleibol, brinquedos infláveis para às crianças, além é claro, do fornecimento de maneira gratuita da erva-mate e água-quente.

“Nós do CESURG ficamos extremamente felizes em realizar em grande evento durante a semana do município de Sarandi, oportunidade em que se comemora os 77 anos de emancipação político-administrativo. O CESURG passou a fazer parte dessa grandiosa e bonita história há pouco mais de 3 anos, mas já temos o orgulho de dizer que somos sarandisenses de coração e não tenho dúvidas que o CESURG irá contribuir muito mais com essa bela história de Sarandi. Por isso, convidamos toda a população de Sarandi e também regional para participar da 1ª Mateada Cultural, que terá atrações para toda a família. Venham passar momentos agradáveis com a família e aproveitar para conhecer a nossa infraestrutura educacional”, disse o Reitor Rafael Rossetto.
Fonte: Joel De Brito - DiárioRS
+ Mais Informações ››››››

São Valentim - Carro bate em árvore, pega fogo e jovem morre carbonizado

O condutor do automóvel Voyage de São Valentim (IVN 0147) morreu carbonizado depois que o carro saiu da pista e bateu contra árvores às margens da RS 480, distante mil metros da cidade, no início da madrugada deste domingo(19).

O carro era conduzido pelo jovem recém formado em agronomia, Luiz Henrique Culau(24), morador da comunidade de Vista Alegre, onde a família é proprietária de um indústria de embutidos. O carro está registrado no Detran no nome da mãe do jovem, cuja idade não foi confirmada. O acidente aconteceu no início da madrugada.

Os bombeiros de São Valentim foram acionados pouco depois de 1h30 e quando chegaram ao local o carro estava completamente tomado pelas chamas. O acidente aconteceu próximo do acesso a Entre Rios do Sul, um trecho sem curvas e não havia neblina naquele horário. Segundo amigos do jovem, ele jogou futsal na noite deste sábado na cidade e estava a caminho de casa quando aconteceu o acidente. Ele estava sozinho no carro.

A Polícia Rodoviária Estadual e os bombeiros de São Valentim mantiveram a área isolada para o serviço de perícia,que começou por volta de 5h.
+ Mais Informações ››››››

Demora de obras asfálticas nas regiões da AMZOP e AMAJA revolta comunidades

Mais de 300 pessoas participaram nesta sexta-feira,16, em Dois Irmãos das Missões, da audiência pública promovida pela Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, da Assembleia Legislativa. Prefeitos e lideranças das associações de municípios da Zona da Produção (Amzop) e do Alto Jacuí (Amaja) voltaram a solicitar apoio e encaminhamentos junto ao governo do Estado para que sejam realizadas obras de asfaltamento de estradas intermunicipais que ainda não foram pavimentadas.

São 13 municípios das duas associações que ainda não estão ligados com asfalto. “É preciso encontrar formas de executar essas obras, sendo que em vários trechos os trabalhos foram iniciados nos últimos anos e depois paralisados em função da falta de recursos, disse o prefeito de Dois Irmãos das Missões, Derli da Silva Quadros, atual presidente da Frente dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, ligada à Famurs.

O encontro na Câmara de Vereadores foi conduzido pelo presidente da Comissão especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella. Ele disse que após ouvidas as lideranças foram feitos encaminhamentos, elaborado um documento dos pleitos, que será entregue à presidente da AL, Silvana Covatti, ao Governo do estado e aos senadores gaúchos. “Se o Estado não tem dinheiro para realizar as obras, temos que buscar alternativas e uma delas é fazer com que o estado efetue financiamento que possa garantir os recursos para concretizar a pavimentação de 76 trechos de rodovias estaduais ainda não pavimentadas”, observa.

O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Nilson Dal Cortivo disse que já foi realizado um levantamento da situação viária da região – trechos asfálticos e trevos – e que já foi entregue ao secretário dos Transportes, Pedro Westphalen recentemente. “Westphalen estará na região, em Rodeio Bonito no próximo dia 24 e a comunidade aguarda com expectativa sua manifestação sobre os pleitos da região no setor viário”, disse.

A maior delegação, na audiência de ontem,17, era de Pinheirinho do Vale. As lideranças do município disseram que as obras em 17 km da ERS 528 foram realizadas parcialmente e depois paralisadas. “Estamos cansados de promessas e a comunidade quer a realização do asfalto”, disse o prefeito Peri da Costa. As lideranças alegam que as estradas de chão batido dificultam o transporte da produção, impedindo um maior desenvolvimento da região.

O engenheiro Walter Machado Júnior, da 17 superintendência do Daer de Palmeira das Missões, presente na audiência disse que vários trechos precisam de nova licitação e outros, foram realizadas licitações, falta contratar e alocar recursos. “O Governo do Estado está buscando formas de atender as demandas do setor viário e sabe que as ligações asfálticas são muito importantes para o município e região”.
Fonte: RSNORTE
+ Mais Informações ››››››

Nonoaiense é morto em casa noturna de Rondinha

O Nonoaiense Edílson Boita, conhecido popularmente como Galizé, foi morto a tiros na madrugada deste sábado, (18), por volta das 4 horas, em uma casa noturna conhecida como a casa do batoré, localizada às margens da ERS 404 no município de Rondinha. Segundo informações, uma discussão acabou em homicídio doloso, e uma segunda vítima teria saído ferida do local. A vítima fatal foi identificada como Edílson Boita de Nonoai, e o ferido Luis Carlos da Luz, popularmente conhecido por Marreco de Ronda Alta.
A Policia Civil de Rondinha investiga o caso. O corpo foi encaminhado para a necropsia.
+ Mais Informações ››››››

Xaxim - Mãe e filha de dois anos morrem carbonizadas

Um incêndio por volta das 3h20min deste domingo (19) tirou a vida de mãe e filha, Thais Casaril de 20 anos e Gabrieli Casaril Vailões de dois anos de idade. Uma terceira pessoa, que estava na casa Jéssica Gonçalves de 16 anos foi socorrida por populares, mas com queimaduras de primeiro e segundo grau nas costas e encaminhada ao Hospital.

Ao ser retirada ela informou os populares que a irmã e a sobrinha ainda estavam na casa.Para a Polícia Militar, ela contou que acordou com os gritos da irmã e com a casa toda em chamas; ela então correu para banheiro e foi retirada de lá, sem conseguir ver se a irmã e a criança tinham conseguido sair.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Xaxim que atenderam a ocorrência, o fogo consumiu os 50 m² da casa no Bairro Santa Terezinha. Uma perícia foi feita no local e deverá apontar as causas do incêndio.
Os corpos de mãe e filha foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal de Chapecó para perícia e comprovação da identidade.

Fonte: Tudosobrechapecó
+ Mais Informações ››››››