quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Saúde Escolar é tema de capacitação em Palmeira das Missões


Uma capacitação em Saúde Escolar pelo Programa Saúde na Escola (PSE) ocorreu ao longo da última terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores, em Palmeira das Missões. A atividade visou à capacitação dos profissionais da Atenção Básica, como enfermeiros, dentistas, nutricionistas, professores e coordenadores pedagógicos escolares, entre outros profissionais que atuarão no desenvolvimento, na organização e na execução das Ações de Saúde dentro das Escolas.

O Delegado de Saúde da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Dorival Werkhausen e a Coordenadora-adjunta da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ana Jossade Félix Vieira, realizaram a abertura do evento dando as boas vindas e agradecendo a presença do público participante.

De acordo com os organizadores, a formação teve um propósito intersetorial, envolvendo as Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Palmeira das Missões, a 20ª CRE e a 15ª CRS, na sua organização, com o objetivo principal de levar conhecimento aos responsáveis pela Saúde Escolar das Escolas Estaduais e Municipais da região de abrangências da 20ªCRE e 15ªCRE.

Mais de 140 pessoas participaram da capacitação em que foram trabalhados temas como a Acuidade Visual, Nutrição, Saúde Bucal e Aedes aegypti e suas complicações, Vigilância da Qualidade da Água, Fluxo de Referência para Óculos e ainda à integração entre escolas e Estratégia Saúde da Família (ESF), como no atendimento em Saúde Bucal apresentado pelo Município de Palmeira das Missões.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de cada um e de todos os cidadãos.

Fotos: Saúde Escolar

Créditos: Jô do Carmo-ACS/20CRE

Sugestão de legenda: Os profissionais e envolvidos em Ações de Saúde nas Escolas participaram de capacitação em Palmeira das Missões

Nenhum comentário:

Postar um comentário