sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Representantes da saúde e da educação da 15ª CRS e da 20ª CRE realizam planejamento do PSE para 2017


Professores representantes do Programa Saúde na Escola (PSE), coordenadores pedagógicos e os profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), como enfermeiros, dentistas, nutricionistas, entre outros participam nesta quinta-feira, 10, da segunda etapa da capacitação do Programa Saúde na Escola (PSE). A formação, que ocorre no auditório do Colégio Estadual Três Mártires, é uma promoção da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) juntamente com a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões.
O objetivo da formação, nessa 2ª etapa, é aprofundar o estudo sobre os objetivos do Programa e do processo de trabalho de educação em saúde desenvolvido até o momento dentro dos ambientes escolares, com o propósito de organizar as ações e o planejamento do PSE para o ano letivo de 2017.
O Delegado de Saúde da 15ª CRS, Dorival Werkhausen e a Coordenadora da 20ª CRE, Ana Possebon Perusso abriram o evento acolhendo a todos e abordando a importância da parceria entre as coordenadorias para a plena concretização do PSE junto às comunidades escolares. A adjunta da 20ª CRE, Ana Jossade Félix Vieira, também integrou o debate.
Durante a manhã foi abordado a Metodologia de Planejamento para o PSE pelas enfermeiras Priscila Rodrigues e Alexandra Florêncio da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões; o Relato de Experiência de Ações em Saúde Escolar pelo município de Barra Funda e o Planejamento Escolar pela responsável pelo PSE junto à 20ªCRE, Eliana Signori. À tarde ocorrem Oficinas de Planejamento para 2017, com escolhas das ações que serão desenvolvidas e planejamento considerando o contexto escolar e social e o diagnóstico local de saúde do educando.
Participaram representantes dos municípios integrantes da 15ª CRS: Palmeira das Missões, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Barra Funda, Coronel Bicaco, Dois irmãos das Missões, Gramado dos Loureiros, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Nova boa Vista, Novo Barreiro, Novo Xingu, Ronda Alta, Rondinha, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sagrada Família, Sarandi e Três Palmeiras.
De acordo com Eliana Signori, esse planejamento também deve acontecer para os municípios abrangidos pela 19ª CRS de Frederico Westphalen.
O Programa
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.
O Programa objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
São beneficiários do PSE os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar entre outros.
As ações de educação e saúde do PSE ocorrem nos Territórios pactuados entre os gestores municipais de educação e de saúde definidos segundo a área de abrangência das Equipes de Saúde da Família, tornando possível a interação entre os equipamentos públicos da saúde e da educação. Essas ações devem estar pactuadas no projeto político-pedagógico das escolas.
O PSE foi constituído por cinco componentes: Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública; Promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à saúde. O PSE integra-se a esse componente; Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens; Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes e Monitoramento e Avaliação do Programa.


Assessoria de Comunicação
20ª Coordenadoria Regional de Educação
Fone: (55) 3742-9065 e 9913-4422

Nenhum comentário:

Postar um comentário