quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Escola Tomé de Souza promove Seminário sobre Agricultura Familiar, em Alpestre



A Escola Estadual de Ensino Fundamental Tomé de Souza, da localidade de Sertãozinho, município de Alpestre, promoveu na última semana, a quarta edição do Seminário Municipal da Agricultura Familiar. A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões foi uma das apoiadoras do evento, que firma a parceria entre a instituição de ensino e a comunidade, com atividades ligadas à agroecologia. Mais de 300 pessoas, entre alunos das redes estadual e municipal, pais, professores e comunidade participaram do evento.
Pela manhã, após café colonial servido pela anfitriã, houve palestras sobre os temas: “Minha propriedade: meu paraíso”: Organização da propriedade e autoestima das famílias, “Agrotóxicos e saúde”, “Cadastro Ambiental Rural e Previdência Social no Campo”; “A educação do campo como alternativa de desenvolvimento social”, conduzidas por palestrantes delegados pelas entidades parceiras, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal da Saúde e Cooperativa Extremo Norte.
Após o almoço, os alunos da escola Tomé de Souza apresentaram oficinas de agroecologia desenvolvidas durante o ano letivo: Galinheiro móvel: Erva-mate: história e feitura do chimarrão; Produtos comestíveis a base de Soja; Orçamento familiar; Bonsai; Resgate da biodiversidade na alimentação; Horta vertical; Solo e adubação verde; Análise da biodiversidade local; Baunilha; Defensivos naturais e Artesanato. Também houve feira de artesanato e produtos coloniais.
De acordo com a diretora do educandário, Rose Inês Julkovski, o evento foi bem avaliado pelo público. “O momento marca mais uma etapa no objetivo da escola de se firmar como referência tecnológica no que tange e ao cultivo de hortaliças e frutas e ao manejo sustentável da pequena propriedade”, afirmou.

Assessoria de Comunicação
20ª Coordenadoria Regional de Educação
Fone: (55) 3742-9065 e 9913-4422

Nenhum comentário:

Postar um comentário