sexta-feira, 26 de maio de 2017

Professoras recebem moção de aplauso em Pinhal

Homenagem foi prestada em sessão ordinária do Legislativo na noite de segunda 22
Os vereadores de Pinhal estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na noite de segunda 22, no Auditório do Centro Administrativo de Pinhal. Durante os trabalhos a estudante Eduarda Menegon apresentou uma redação escrita por ela abordando a violência contra a mulher.
A vereadora Alice Krencinski propôs uma moção de aplauso às professoras Nelma Terezinha Casal Testa e Aleda Lourdes Durante que por mais de duas décadas dedicaram-se a educação no município e foram homenageadas em virtude de suas aposentadorias.
Os vereadores também aprovaram por unanimidade dois Projetos de Lei enviados pelo Poder Executivo Municipal (056 e 057/2017), além disso, indicações foram lidas em plenário e serão enviadas ao Executivo.
As duas sessões realizadas durante este mês de maio foram presididas pelo vereador Antônio Loureiro Frighetto, substituindo o presidente licenciado Claudiomiro Pelisari.
A próxima sessão ordinária acontecerá no dia 09 de junho com as sessões passando a acontecer nas segundas e quartas sextas-feiras de cada mês, segundo resolução aprovada por unanimidade pelos edis.

Edevaldo Stacke/Ascom Câmara Pinhal



+ Mais Informações ››››››

Conferência da Mulher acontece em Pinhal


O tema central é “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”
Na tarde da última sexta 19, aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Pinhal a Conferencia da Saúde da Mulher, que reuniu um grande número de participantes, lotando o plenário da casa. A realização do evento foi da Secretaria Municipal da Saúde.
Em seu pronunciamento na abertura do evento o vice-prefeito,Luis Carlos Pinto Ribeiro, destacou a importância da população aproveitar esses momentos destinados a sua participação na vida pública para o debate de ideias e ações que possam ser implementadas junto à comunidade.
A conferencista foi a secretária municipal da Saúde e Assistência Social de Palmitinho, Cleusa Danete de Cesaro. Em maio desse ano, o Conselho Nacional de Saúde, por meio da portaria nº 1.016 de 2016, convocou a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, prevista para acontecer no segundo semestre de 2017.
Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
A etapa nacional está prevista para os dias 01 a 04 de agosto. A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986, e após 30 anos retoma as discussões e reúne as mulheres para pensar a política nacional de saúde. A expectativa do CNS é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres.


Edevaldo Stacke/AscomPinhal
+ Mais Informações ››››››

Grupo Creluz: Projeto Ligado nas Escolas tem continuidade em 2017

Neste ano serão 15 municípios e mais de 50 escolas envolvidas com a iniciativa
Professores, secretários municipais de educação, diretores de escolas, engenheiros, técnicos da Creluz e representantes do Grupo Ideias, participaram na manhã da terça 23, da abertura oficial do Projeto Ligado nas Escolas edição de 2017. O evento aconteceu no CTG da Fundaluz em Pinhal.
Mais uma vez será reeditada a parceria com o Grupo Ideias para a realização do Projeto, porém neste a iniciativa será custeada com recursos da própria Cooperativa através do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social, chamado Fundo Fates, sem a participação da Aneel ou do Governo Federal.
Além de ser mantido pela direção do Grupo Creluz, o Projeto foi ampliado e em 2017 incluirá 15 municípios com a participação de 51 escolas. “Ainda no final de 2016 já havíamos decidido em conjunto com nossos conselhos dar continuidade a este projeto devido à grande aprovação junto à comunidade escolar”, salienta o presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti.
Logo na abertura oficial das atividades vários professores manifestaram seu apoio e satisfação com a continuidade da iniciativa. Salí de Fátima Fortes, assessora pedagógica da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, lembra que o maior ganho que o Projeto proporciona é social e educacional, sobretudo de conscientização sobre o uso eficiente da energia.
EdíliaRaimundiZanatta, secretária de educação de Alpestre, saúda com entusiasmo o fato de o Município estar recebendo pela primeira vez o “Ligado nas Escolas” e acredita que a iniciativa será muito benéfica para os educandários e as famílias.
Segundo a engenheira eletricista do Grupo Creluz, Patrícia Lídia Savoldi, o Projeto “Ligado nas Escolas” tem por objetivo, capacitar os educadores das escolas municipais e estaduais em agentes multiplicadores dos conceitos de uso eficiente e seguro da energia elétrica, bem como outros conceitos ligados à temática ambiental, por meio das atividades previstas na metodologia PROCEL Educação e de atividades complementares.
“A iniciativa visa também estimular a realização de ações pedagógicas que envolvam professores e alunos, bem como suas famílias e as comunidades do entorno, com a disseminação de informações sobre o uso racional da eletricidade, visando à redução do desperdício de energia elétrica em suas residências e sustentabilidade do meio ambiente”, destaca Patrícia.

Edevaldo Stacke/AscomCreluz.


+ Mais Informações ››››››

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Prefeitos da região estão em Brasília

Gestores participam da vigésima Marcha em Defesa dos Municípios
Vários prefeitos da região de abrangência da Amzop estão participando nesta semana da Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, na sua vigésima edição.O tema principal do evento neste ano é “O Brasil em reformas”.
Logo na abertura, a Marcha contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, que falou aos prefeitos e anunciou o perdão parcial da dívida dos Municípios com a previdência.
Da região, vários prefeitos estão presentes na Capital Federal, é o caso do prefeito de Pinhal, Edmilson Pelizari, de Cristal do Sul, Cesar de Pelegrin, de Jaboticaba, Luis Clóvis Molinari e Silva e de Novo Tiradentes, Adenilson Della Paschoa.
O presidente eleito da Famurs, prefeito de Rio dos índios, Salmos Dias de Oliveira, também se faz presente acompanhado do atual presidente da entidade, Luciano Pinto.
A vigésima Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece de 15 a 18 de maio e trata sobre as dificuldades, pleitos municipalistas e soluções que podem ser adotadas pelos gestores e é promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), presidida pelo gaúcho Paulo Ziulkoski.
“É sempre importante a participação do prefeito na Marcha, à medida que por aqui passam os mais importantes assuntos e debates que repercutem na vida cotidiana dos municípios e também causam impactos na vida do cidadão”, resume o prefeito de Pinhal, Edmilson Pelizari.
Durante a ausência de Pelizari, o vice-prefeito Luís Carlos Pinto Ribeiro está em exercício comandando as ações do Poder Executivo Municipal.


Edevaldo Stacke/Ascom Pinhal



+ Mais Informações ››››››

“Vereador Mirim” tem continuidade em Pinhal

Jovens parlamentares elegeram nova mesa diretora em sessão ordinária
Ainda no mês de março, com o início do ano letivo, foram retomadas as atividades do projeto Vereador Mirim na Câmara Municipal de Vereadores de Pinhal. A segunda sessão do ano aconteceu nesta semana, na quarta 17, quando foi eleita a nova mesa diretora.
Na ocasião esteve presente o presidente do Poder Legislativo Municipal, ClaudiomiroAntônio Pelisari, que reforçou a importância da continuidade do Projeto na construção da política cidadã e no fortalecimento da democracia. Pelisari presenteou cada vereador mirim e também a diretora do projeto, MicheleMaciskoski, com um exemplar da Constituição Brasileira, a Lei máxima do País.
O vereador coordenador do projeto em 2017, Antônio Loureiro Frighetto, também esteve presente na sessão mirim, assim como a vereadora Elaine Sangalli Pinto. Já a composição da nova mesa diretora ficou assim estabelecida: presidente: Marcos Favretto; vice presidente: Ramiro Três Lamego e Silva; primeiro secretário: Jenifer de Quadros e segundo secretário: José Henrique de Quadros.
Frighetto destaca que os vereadores mirins estão cumprindo muito bem com o seu papel e colocando em debate temas que são muito relevantes para a comunidade. O Projeto foi criado pelo ex-vereador Junior Galera durante a legislatura passada e está tendo continuidade no período atual. A próxima sessão ordinária do Legislativo Mirim está marcada para o dia 21 de junho.


Edevaldo Stacke/AscomCâmara Pinhal
+ Mais Informações ››››››

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Pinhal promove Conferência da Assistência Social


Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS foi o tema do evento
Com o objetivo de debater temas ligados a Assistência Social, o Município de Pinhal, através do CRAS, promoveu na tarde de sexta 12, mais uma edição da Conferencia Municipal da Assistência Social, que deve ser realizada em todos os municípios brasileiros.
Neste ano o tema da conferencia é;“Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, Sistema Único Assistência Social. Em Pinhal o evento reuniu um bom público e a tarde foi muito proveitosa, com bons debates sobre o tema, conforme avalia a coordenadora do CRAS, Adriana Ribeiro.
Este é o décimo primeiro ano que o evento acontece a nível municipal preparando para a Conferencia Nacional que acontece de 5 a 8 de dezembro de 2017 em Brasília/DF, tratando sobre o mesmo tema.


Edevaldo Stacke/Ascom Pinhal
+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Poder Legislativo Pinhalense presente na Marcha dos Vereadores em Brasília

Evento abordou questões municipalistas e também debateu as reformas propostas pelo Governo Federal

A Câmara Municipal de Vereadores de Pinhal esteve representada na décima quinta edição da Marcha dos Vereadores à Brasília, organizada pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), que aconteceu na última semana de 25 a 28 de abril. O presidente Claudiomiro Antônio Pelisari, participou do evento acompanhado pelos vereadores Elesir José Da Silva e Luciano Citolin.
O propósito da Marcha é capacitar, qualificar e proporcionar ao vereador uma participação efetiva em suas comunidades, bem como, propor uma visão municipalista de temas importantes para serem aplicados em projetos para a população.
Segundo a organização, a realização daMarcha dos Vereadores aproxima cada vez mais a UVB das entidades estaduais, regionais, e principalmente das câmaras municipais de vereadores, promovendo debates e capacitação, defendendo os interesses do municipalismo, e levando à todas as regiões brasileiras o conhecimento e as informações aos vereadores e servidores das câmaras municipais.
Neste ano o evento aconteceu em uma semana politicamente muito “quente” em Brasília, com as discussões e votações das reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo Governo Temer, em andamento. Os parlamentares dos Municípios aproveitaram para manifestar o seu posicionamento na grande maioria contrários às medidas.
O presidente do Legislativo Pinhalense participou inclusive da mesa de honra de um painel sobre a reforma da previdência, com a presença do ex-ministro André Figueiredo (PDT) na atualidade deputado pelo Ceará e do senador catarinense Valdir Raupp de Matos (PMDB), ambos contrários à reforma.
Pelisari lembra que o atual ministro da saúde foi fortemente vaiado ao tocar no assunto reforma da previdência em uma fala aos vereadores. Além da participação nos painéis da Marcha, o presidente do Legislativo pinhalense também manteve audiências em gabinetes de deputados e senadores, além de ministérios, para a liberação de recursos e projetos que beneficiam Pinhal.


Edevaldo Stacke/Ascom Câmara Pinhal
+ Mais Informações ››››››