quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Pinhal - Município é reconhecido no Susaf e Agroindustrias poderão comercializar produtos de origem animal em todo o RS


O município de Pinhal foi aprovado, nessa quinta-feira (04/02), na auditoria técnica para ingressar no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O resultado será ratificado com a publicação, no Diário Oficial do Estado, de uma portaria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Com a adesão ao sistema, as agroindústrias da cidade poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o Rio Grande do Sul. “A adesão ao Susaf abre as portas do mercado consumidor gaúcho para os produtos das agroindústrias locais. Isso significa muito”, comemora o vice-prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Ribeiro.

Metade dos municípios gaúchos solicitou adesão voluntária ao sistema estadual. “Desde 2013, período em que o Susaf passou a vigorar no Estado, na região do Médio Alto Uruguai O APL Agroindústria Familiar, coordenado pela ADMAU (Agencia de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai) tem prestado assessoria,promovido oficinas, cursos, capacitações, treinamentos e articulação política para auxiliar as prefeituras”, explica o assessor técnico do APL, Marco Garcia. Além de Pinhal, outras onze cidades já aderiram ao Susaf no estado, no Médio Alto Uruguai, Pinheirinho do Vale, já esta com a equivalência reconhecida desde 2015.

A governança do APL MAU e Várzea, em um primeiro momento definiu alem dos municípios já equivalentes, outros cinco; Erval Seco,Rodeio Bonito, Seberi, Irai e Nonoai, por possuir abatedouros, sendo que apos o reconhecimento poderão fornecer matéria prima, para outras agroindústrias familiares, em seus municípios e outros da região, que em breve poderão usufruir da lei.

Para o município de Pinhal, alem de ser uma conquista local, possui um significado especial, pois o Prefeito Edmilson Pelizzari, em sua gestão e frente da AMZOP(2014), dedicou-se muito para que todos os municípios chegassem ao estagio de serem reconhecidos pelo SUSAF/RS , destaca-se como ator importante a Emater, através dos profissionais dos escritórios municipais, coordenados pela estrutura do Regional FW.

No Projeto Prioritário que será executado pela ADMAU em convenio com a AGDI ( Agencia Gaucha de Investimento e inovação) esta sendo construída um ferramenta on-line "SIMWEB" para facilitar a gestão dos Serviço de Inspeção Municipal "SIM" para garantir a permanência de serviços equivalentes com redução de custos, desenvolvida pelo IF Farroupilha Campus de Frederico Westphalen.




Saiba mais CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário