domingo, 16 de outubro de 2016

Reestruturação Curricular é pauta de encontro na região de Palmeira das Missões

Direções e coordenações pedagógicas das Escolas Estaduais de Ensino Médio e de Ensino Fundamental Urbana participaram na manhã desta sexta-feira, 14, de reunião sobre Reestruturação Curricular da Educação Básica. O encontro promovido pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Palmeira das Missões, através do Departamento Pedagógico, ocorreu na Câmara de Vereadores do município.
A coordenadora, Ana Possebon Perusso, abriu o evento parabenizando os professores pelo Dia do Professor. “Parabéns a você professor e nossa gratidão, reconhecimento e carinho por ser importante agente de mudança, tocando o coração das pessoas e fazendo a diferença na sociedade”.
Na ocasião a chefia do Pedagógico da 20ªCRE, Jussara Maria Koch Vieira e a assessora pedagógica, Marlei Franco Martins trabalharam com os temas: “Processo de Construção da Reestruturação Curricular” e “Projeto Político Pedagógico (PPP) e Regimentos Escolares”. Elas discutiram a questão das habilidades e competências que ganham espaço na reestruturação e trabalharam a fundamentação teórica e a legislação para reelaboração dos regimentos escolares.
Logo após, o professor Vianei Luís Hammerschmitt, da FAI Faculdades de Itapiranga/SC abordou “Competências, Habilidades e Avaliação”. Durante a explanação o palestrante falou sobre o processo de mudança que a reestruturação acarreta na vida do professor e no ambiente escolar. “Todo o processo de mudança gera desconforto e resistências, mas as mudanças são necessárias e de fundamental importância para o processo evolutivo. E neste caso, não existe nada de novo e sim de atual porque permite que a escola possa fazer as mudanças necessárias conforme seu contexto”, destacou.
Vianei ainda discorreu sobre o papel do professor no contexto atual da Educação Pública e na construção de habilidades e competências emancipatórias para o aluno. Para ele é preciso que o professor se coloque em processo, visto que o educador se forma para ter habilidades e competências para gestar pessoas. Já os estudantes devem encontrar na Escola o espaço pedagógico para desenvolver suas habilidades sociais, culturais, intelectuais e políticas.
A coordenadora-adjunta, Ana Jossade Félix Vieira, agradeceu aos presentes pela participação e contribuição no processo de construção das políticas educacionais. “Vocês são aqueles que fazem a Educação acontecer em suas comunidades, assegurando um ensino que se identifica com as expectativas e necessidades de desenvolvimento integral dos estudantes”, disse.
Reestruturação Curricular
Conforme a responsável pela pasta na 20ªCRE, Marlei Martins, a Reestruturação Curricular da Educação Básica visa fomentar a melhoria da qualidade de Ensino nas Escolas Estaduais permitindo à comunidade Escolar um diálogo que faça uma releitura dos documentos legais que estruturam e organizam a Escola, quais sejam o Plano Global da Escola, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Estudos e Plano de Trabalho do docente, que estes venham consolidar as premissas básicas de habilidades e competências emancipatórias que garantam ao aluno o direito de aprender, garantidos através de um processo autônomo, emancipatório crítico, analítico e, fundamentalmente, decisivo no processo de construção e de exercício da cidadania.



Jô do Carmo
Jornalista - MTB 15983
Assessoria de Comunicação Seduc/20ªCRE
Palmeira das Missões
Fone – (55) 3742 9050 / (55) 9913-4422 / (51) 98274451
www.educacao.rs.gov.br

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