quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Google Expeditions: a realidade virtual chega às salas de aula do Colégio Estadual Três Mártires de Palmeira das Missões

A solenidade de lançamento do Programa Google Expeditions – Tecnologia de Realidade Virtual- ocorreu nesta quarta-feira, 19, no auditório do Colégio Estadual Três Mártires, de Palmeira das Missões. Direções, professores, funcionários, alunos, servidores da 20ªCRE e convidados lotaram o auditório para conhecer o novo programa.
O Programa foi consolidado ainda em março através do Termo de Cooperação firmado pela Secretaria de Estado da Educação e o Google, por meio da Mstech Educação e Tecnologia – parceira da empresa americana – que disponibilizará gratuitamente às escolas do Estado ferramentas tecnológicas para o apoio às atividades em sala de aula. Presente na ocasião, o diretor Marcos Hivan Petter Machado, articulou junto ao então secretário Vieira da Cunha, para que o Colégio Três Mártires, estivesse entre as escolas para receber o projeto piloto.
A abertura foi marcada por vídeo conferência que permitiu aos alunos interagirem com pessoas em São Paulo. Após, os representantes da Empresa Mstech Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Parceira da Google, Fernanda Canabarro e Leonardo Stocker, procederam às explicações do uso do Google Expeditions e do aplicativo Hangouts, com demonstrações técnicas para fazer uso em sala de aula. “O Google Expeditions desperta a criatividade de criar para a realidade virtual possibilitando novas aprendizagens e descobertas”, frisou Fernanda.
A titular da 20ªCRE, Ana Possebon Perusso, parabenizou o diretor pela iniciativa e a comunidade escolar pela oportunidade. “As viagens escolares acabaram de se tornar muito mais fáceis e incríveis, ficamos muito felizes por ser uma das nossas escolas a escolhida para o Lançamento desse Programa”, disse.
- Aqui no Colégio Três Mártires temos uma Educação de qualidade e com tecnologia, comemorou o diretor Marcos, recebendo muitos aplausos dos presentes que também festejaram a nova ferramenta educacional.

Google Expeditions

O Google Expeditions é uma ferramenta de ensino de realidade virtual que permite liderar ou participar de passeios virtuais imersivos em todo o mundo - chegar perto de marcos históricos, subaquática de mergulho com tubarões, até mesmo visitar o espaço exterior, com a proposta de tornar a aula mais divertida.
Através do Google Expeditions os professores podem guiar os alunos – exploradores- para participarem de um tour virtual por diferentes lugares do mundo. Usando um tablet, eles podem mandar panoramas 360º e 3D de várias localidades para os seus alunos usando o Cardboard. O sistema permite que os professores pausem a experiência a qualquer momento para que anotações sejam feitas.
Os kits nas escolas escolhidas contam com smartphones, um tablete para o professor, um roteador que dispensa conexão com a internet e o Google Cardboard - óculos de realidade virtual feitos de papelão e elásticos.



Jô do Carmo
Jornalista - MTB 15983
Assessoria de Comunicação Seduc/20ªCRE

Palmeira das Missões
Fone – (55) 3742 9050 / (55) 9913-4422 / (51) 98274451
www.educacao.rs.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário