sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Cristal do Sul - Município firma parceria e incentiva a criação de Tilápia.

 Os interessados puderam fazer perguntas e tirar duvidas referente à abertura dos açudes e criação das Tilápias
Na tarde desta quarta-feira dia 20 de janeiro aconteceu na câmara de vereadores de Cristal do Sul uma reunião com cinqüenta e quatro produtores interessados na criação de tilápia, onde se fizeram presentes o prefeito municipal Cesar de Pelegrin, secretário da Agricultura Vilmar Binsfeld, Secretária do meio ambiente Cristina Ribeiro, técnico da Emater Daniel Verde, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Elias Graebin e  Alison Alex Tonczak, representante da Nutri Maio que representou o proprietário do Frigorífico Natufish de Horizontina o qual estará fazendo parceria e comprando toda a produção de Tilápia do município de Cristal do Sul.
Na abertura da reunião o prefeito Cesar de Pelegrin explicou que o
 município estará fazendo o licenciamento e projeto técnico dos tanques (açudes) novos por apenas 20,00 cada projeto e colocando a máquina a um preço de 80,00 a hora, tudo isso para incentivar a geração de renda nas pequenas propriedades. Tonczak falou da parceria que vem mudando a vida financeira dos pequenos produtores e lembrou que tudo será feito com tecnologia para todos terem um melhor resultado, o programa oferece assistência técnica, que tem como dever fazer visitas mensais ao produtor para fazer as recomendações necessárias, pesagem dos alevinos, instrução sobre o manejo da alimentação, análise da água e recomendações da adubação, entre outras.
Segundo o prefeito Cesar de Pelegrin os interessados em abrirem açudes estarão fazendo sua inscrição na secretária da agricultura e assim que forem feitos os projetos será iniciado as aberturas, iniciando pela linha São Valentin do Braga. Já o secretário da agricultura deixou claro que a reunião era apenas para os produtores ouvirem as propostas e ninguém e obrigado a fazer parte, sendo que cada um interessado tem direito a abertura do seu açude seja na parceria com o Frigorífico ou para produzir peixe para o próprio consumo.
Fazem parte desta parceria administração municipal através das secretarias da agricultura e meio ambiente, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Natufish Entreposto de Pescado de Horizontina.


Levi de Oliveira
+ Mais Informações ››››››

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Ronda Alta- Bandidos invadem e assaltam residencia

Por volta das 12:00 horas do último domingo, dia 24 de janeiro, ladrões invadiram uma residência na Linha Bela Vista São Pedro, interior de Ronda Alta. Aproveitando que não havia ninguém na residência, bandidos arrombaram uma janela da casa, abriram a porta e furtaram vários objetos eletrônicos, botijão de gás, roupas, carne e outros alimentos da família, além de documentos pessoais, como cartão SUS, Cartões de clientes de farmácia, e um valor em dinheiro. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Ronda Alta, a qual investigará o caso, não há suspeitos do crime.

Fonte: Rádio Navegantes-FM
+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

RS: Produção de energia solar será isenta de imposto

A Secretaria de Minas e Energia anunciou que o Estado vai isentar de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a micro e mini geração de energia solar no Rio Grande do Sul. O incentivo valerá sobre o excedente da geração de energia desta fonte - a ser destinada ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Para que isso fosse possível, o governo aderiu ao Convênio ICMS 16, de 22 de abril de 2015, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que autoriza os estados a promoverem isenção nas operações internas à circulação de energia elétrica.

Na prática, vai funcionar da seguinte maneira: o cidadão que, por exemplo, produz 250 kWh e consome 300 kWh pagará ICMS apenas sobre o consumo excedente de 50 kWh, diferentemente dos dias atuais, onde o cidadão paga imposto sobre os 300 kWh consumidos.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, explica que a isenção não deve impactar a arrecadação do Estado, uma vez que a geração proveniente desta fonte de energia ainda é incipiente e que a retirada do imposto só será aplicado sobre o consumo excedente. “Com a medida, esperamos não apenas que o cidadão possa gerar a sua própria energia, mas também mostrar aos investidores que o Rio Grande do Sul tem as condições favoráveis para receber empreendimentos ligados à cadeia produtiva da energia fotovoltaica”.

São consideradas unidades de microgeração distribuída centrais geradoras de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 100 kW e que utilize fontes com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Minigeração tem potência instalada entre 100kW e 1 MW com as mesmas características.

Atualmente, pelo sistema de compensação, a energia injetada por unidade consumidora como microgeração ou minigeração distribuída é cedida à distribuidora local e, posteriormente, compensada com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade.

Subcomitê do Coopergs

A micro e minigeração de energia tem sido tema permanente de análise no Comitê de Planejamento Energético (Copergs), que criou o Subcomitê de Distribuição de Energia Elétrica, para cuidar deste assunto. Na reunião do início desta semana, o subcomitê apresentou dados relativos à necessidade de padronização dos procedimentos, por parte das concessionárias, para permitir o acesso de micro e minigeradores ao sistema de distribuição. De acordo ainda com o subcomitê, o Rio Grande do Sul tem atualmente apenas 96 conexões dessa natureza ligadas à rede, estando assim distribuídas: 10 da RGE, 17 da CEEE, 58 da AES Sul e 11 de outras distribuidoras.
Fonte: Ascom Minas e Energia
+ Mais Informações ››››››

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Três Palmeiras - FESTA DA UVA - APRESENTAÇÃO GRUPO DANÇAS E ANDANÇAS 02

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - FESTA DA UVA - APRESENTAÇÃO GRUPO DANÇAS E ANDANÇAS 01

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Festa da Uva 2016 - apresentação da Cultura Indigena

+ Mais Informações ››››››

Cristal do Sul - Concurso com aprovação de parentes de prefeito e vice é investigado

O Ministério Público do Rio Grande do Sul investiga a suspeita de fraude em um concurso público da prefeitura de Cristal do Sul, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Entre os 26 aprovados na seleção, 23 são parentes do prefeito, amigos ou correligionários do prefeito Cesar de Pelegrin (PMDB) ou da vice Maristela Zadinello (PDT), como mostrou reportagem do RBS Notícias (veja no vídeo clik aqui).
A seleção teve quase 700 inscritos. As provas foram aplicadas no dia 13 de dezembro. Uma semana depois, moradores se surpreenderam com o resultado. Entre os aprovados está a filha de Pelegrin. A jovem teve 36 concorrentes, mas passou em primeiro lugar para o cargo de fisioterapeuta.
Já a filha de Maristela Zadinello também foi primeira colocada para enfermeira. Logo em seguida, na segunda colocação, figura uma sobrinha do prefeito. A lista ainda inclui um primo da vice-prefeita em primeiro lugar para cirurgião-dentista, o sobrinho do prefeito na primeira colocação para auxiliar administrativo e até o atual chefe de gabinete do prefeito, primeiro colocado na função de agente de compras e contratos da prefeitura. Maior parte dos outros aprovados tem relação com vereadores dos partidos do prefeito e da vice.
Um homem que não quer se identificar fez o concurso para professor. Ele conta que desconfiou do processo após perceber uma situação durante a realização das provas. "As três pessoas que passaram no concurso foram ao banheiro e, após voltarem do banheiro, começaram a preencher o gabarito. Dentro de 10 minutos, após elas voltarem do banheiro, entregaram a prova", diz.
Dois dias antes das provas serem aplicadas, uma lista com possíveis nomes que passariam no concurso foi entregue à Justiça por vereadores da oposição. Entre as pessoas citadas, 90% foram aprovadas. "Indícios muito fortes", destaca a assessora jurídica Ana Paula Alves. "Dentre tantos concorrentes, seria mera coincidência que essas pessoas todas passaram no concurso?", questiona.
O promotor Marlos da Rosa Martins afirma que, se for comprovada a fraude, os responsáveis poderão ter de responder a processo criminal. "É um indício para que se tenha uma investigação, para verificar o que aconteceu. E se verificar alguma irregularidade nesse concurso público, serão ajuizadas as medidas judiciais cabíveis, tanto cíveis como eventualmente criminais a partir das conclusões desse inquérito", diz o promotor.
Um grupo de vereadores pede a anulação do concurso e a investigação do caso. "Não fomos traídos só nós, representantes públicos. Foram traídas todas aquelas mentes daquelas pessoas que acreditaram no sonho de um concurso público, estudaram, perderam noites de sono e lá no momento de uma prova foram traídas. E não só essas pessoas aqui de Cristal do Sul. Muita gente de fora também foi traída", diz o vereador Ariosto de Oliveira (PP).
A Construir Concursos, empresa responsável pelas provas, funciona em um galeria no Centro de Maravilha (SC). Porém, no local, a placa indica outra empresa. Por telefone, a assessoria jurídica da Construir disse que vai esperar a notificação do Ministério Público para se manifestar.
Já o prefeito de Cristal do Sul garante que não houve fraude no processo. Ele atribui o resultado à capacidade da filha e dos outros parentes aprovados. "Já dá bem para dizer como a menina tem inteligência. Ela trabalha, né? Inclusive a minha família, que passou no concurso, atende em seis municípios pelo SUS e eu acho que ela tem competência. Se ela fez e passou, é por competência dela. É isso o que eu tenho a declarar", diz o prefeito. Fonte: G1
+ Mais Informações ››››››

domingo, 17 de janeiro de 2016

Três Palmeiras - 6ª Festa da Uva

Confira o vídeo de apresentação em fotos da abertura da 6ª Festa da Uva de Três Palmeiras, e acompanhe durante esta semana o Blog da Rádio que estraremos postando os demais vídeos dos principais momentos do evento, a cada dia um novo vídeo fique ligado e reviva as emoções:
+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Cotrisal aumenta participação acionária na CCGL

No mês de dezembro a Cotrisal fechou uma negociação ampliando sua participação no capital da Cooperativa Central Gaúcha Ltda – CCGL para 23,9%. Segundo o presidente Walter Vontobel, foi um momento de oportunidade que a cooperativa aproveitou para ampliar o capital. “Nós aumentamos a participação acionária de 14% para quase 24%, praticamente um quarto do capital da CCGL agora pertence a Cotrisal”, destaca Vontobel ao explicar que a CCGL também é proprietária do Terminal Portuário de Rio Grande. Toda a produção de laticínios da CCGL fica concentrada na CCGL LAC (Laticínios), em Cruz Alta. Atualmente sua capacidade de processamento é de 1 milhão/litros/dia, destes, a Cotrisal participa com 200 mil/litros/dia, porém em março a fábrica duplicará esta capacidade quando entra em operação a segunda unidade de produção. O presidente destaca também que a Cotrisal trabalha com recebimento de leite há mais de 30 anos. “São aproximadamente 800 produtores que obtém assistência técnica de alta qualidade e recebem seu pagamento religiosamente no dia 15 de cada mês, e para aquele produtor que entrega initerruptamente ao longo do ano é pago o Prêmio Fidelidade”, observa Vontobel. Além disso, a Cotrisal redistribuiu em 2015 mais de R$ 22 milhões em rateio de valor adicionado ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para os 33 municípios de sua área de atuação que forneceram leite para a cooperativa no ano passado. Isso demonstra que o produtor da Cotrisal pode ter certeza que está contribuindo com o desenvolvimento de seu município. Esses impostos gerados pela produção de leite permite às prefeituras receitas importantes que irão retornar em benefícios para sua família e toda a comunidade. Além é claro, por envolver pequenos produtores, a atividade viabiliza a permanência das famílias nas propriedades. Sobre a CCGL - A Cooperativa Central Gaúcha Ltda - CCGL surgiu para integrar atividades do agronegócio e gerar diferenciais competitivos aos seus produtores, com foco na sustentabilidade, na produção em escala e na rentabilidade. Atualmente, a CCGL tem associadas as principais cooperativas agropecuárias gaúchas, o que representa um universo de 171.000 produtores rurais, em mais de 350 municípios do Rio Grande do Sul.
+ Mais Informações ››››››

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Cotrisal - 3º Sorteio Tempo de Sorte 2015 contempla mais dez clientes

Automóvel zero quilômetro sai para da cidade de Três Palmeiras 
Vice-Presidente da Cotrisal, João Carlos Chini realizou a abertura do sorteio 

No dia 09 de janeiro foram conhecidos os contemplados do 3º Sorteio Tempo de Sorte Cotrisal, através do sorteio realizado no estacionamento do Supermercado Loja 01, em Sarandi. A promoção Tempo de Sorte é um atrativo para os associados e clientes que entregam sua produção na cooperativa e realizam suas compras nas lojas da rede Cotrisal.
Estiveram presente o vice-presidente João Carlos Chini, o prefeito municipal de Sarandi Paulo Kasper, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Clodoaldo de Quadros, representantes de entidades, imprensa, conselheiros da Cotrisal, Líderes, gerentes, colaboradores, associados e clientes.
O vice-presidente João Carlos Chini, na abertura desejou um feliz 2016 com saúde, paz, realizações e boa sorte a todos que estavam prestigiando e participando de mais um sorteio.
O locutor Juarez Ferreira animou o público sorteando vários brindes e como acontece em todos os sorteios, participaram da promoção os associados e clientes que entregaram a produção de soja, trigo ou milho.  A entrega de mil litros de leite deu direito a um cupom. Ainda tiveram a chance de concorrer os clientes que compraram nas lojas da rede de supermercados, materiais de construção, pecuária, peças, ferragens e implementos agrícolas, cada R$ 200,00 em compras dava direito a um cupom. Nas compras de insumos e produtos agroindustriais a cada R$ 1.000,00 deu direito a um cupom. Também preencheram o cupom corretamente respondendo a pergunta: “Qual a Cooperativa que está sempre em busca do melhor para o produtor rural?”.
Na oportunidade, foi realizado o lançamento da promoção Tempo de Sorte Cotrisal para 2016, cujo regulamento seguirá igual ao de 2015, porém com prêmios diferentes. Serão sorteados três automóveis Montana LS 1.4 0 Km e 27 televisores LED 42”, sendo dez em cada sorteio nos dias 14 de maio, 10 de setembro e 14 de janeiro de 2017.

APAE de Chapada recebeu o cheque de mil reais

Em cada sorteio, a Cotrisal contempla uma entidade da sua área de abrangência, com um vale de R$ 1.000,00 em compras nas lojas da cooperativa, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento das ações sociais. A entidade contemplada neste sorteio foi a APAE de Chapada através do presidente Nestor Inacio Thalheimer. 

Os últimos 10 clientes contemplados

Na presença de centenas de pessoas, entre autoridades e convidados foram sorteados no dia 09 de janeiro, um automóvel Saveiro Trendline CS 1.6 0 km e 9 Televisores Toshiba 40’ 40L5400
1º prêmio: 1 Saveiro Trendline CS 1.6 0 km :  Roberto Ferreira da Luz, Três Palmeiras;
2º prêmio: 1 TV S. Toshiba Led 40’ 40L5400:  Juliana Roberta Marinho, Ronda Alta;
3º prêmio: 1TV S. Toshiba Led 40’ 40L5400: Loreno Blank, Sarandi;   
4º prêmio: 1 TV S. Toshiba Led 40’ 40L5400: Selvino W. Breitenbach, Boa Vista das Missões;
5º prêmio: 1 TV S. Toshiba Led 40’ 40L5400: Jorge Roque Pedrebon, Getúlio Vargas;
6º prêmio: 1 TV S. Toshiba Led 40’ 40L5400: Lauri Klein, Nova Boa Vista;
7º prêmio: 1 TV S. Toshiba Led 40’ 40L5400: Felipe Stevanin, Rondinha;  
8º prêmio: 1 TV S. Toshiba Led 40’ 40L5400:  Dionisio Wagner, Sarandi;
9º prêmio: 1 TV S. Toshiba Led 40’ 40L5400: Cerlenio Tonello, Trindade do Sul;  
10º prêmio: 1 TV S. Toshiba Led 40’ 40L5400: Romeu Willers, Nova Boa Vista. 

Roberto Ferreira da Luz, cliente de Três Palmeiras levou para casa a Saveiro 0Km. Segundo ele, foram em torno de 50 cupons depositados na urna. Ele recebeu as chaves do gerente de Três Palmeiras, Adílio Pereira e do vice-presidente, João Carlos Chini. 
Os prêmios foram entregues pelo vice-presidente João Carlos Chini, no dia 11 de janeiro, na sede da Cotrisal

O associado Loreno Blank, foi um dos ganhadores         


               









  Retrospectiva Tempo de Sorte 2015

Os contemplados durante os três sorteios do ano que passou foram os seguintes:
Contemplados com 1º prêmio, 03 Saveiro Trendline CS 1.6 0 km:  Janiel H. Montari, de Constantina; Percy Muller, São José das Missões e Roberto Ferreira da Luz, de Três Palmeiras.

Contemplados com 27 TV S. Toshiba Led 40”: Adilson Köch, de Sarandi; Carlos E. Nicola Alievi, de Barra Funda; Felipe B. Bisogmin, de Jaboticaba; Helena Cauz Perin, de Rondinha; Flávia P. Hendges Nilson, de Barra Funda; Ernei Camilo Grethe, de Sarandi; Tristão Adair da Motta, de Coqueiros do Sul; Lourdes Reginato; de Sarandi; João Pedro Scarparo Rodrigues, de Sarandi; Marciano Volf, Ronda Alta; Sergio Metz, Nova Boa Vista; Neuri F. Terres, Sarandi; Luiz José Grossi Biazus, Nonoai; Oberti Dal Alba, Constantina; Juraci Serpa, Palmeira das Missões; Sidinei V. Sarmento, Seberi; Ademar Viccari, Rondinha; Luiz Felipe Celso Chini, Sarandi; Juliana Roberta Marinho de Ronda Alta; Loreno Blank de Sarandi; Selvino W. Breitenbach de Boa Vista das Missões; Jorge Roque Pedrebon de Getúlio Vargas; Lauri Klein de Nova Boa Vista; Felipe Stevanin de Rondinha; Dionisio Wagner de Sarandi; Cerlenio Tonello de Trindade do Sul; Romeu Willers de Nova Boa Vista.

Entidades beneficiadas com Vale Compras de R$ 1.000,00: Lar da Menina de Sarandi, APAE de São Pedro das Missões e APAE de Chapada


A Cotrisal, através da Assessoria de Comunicação agradece os diretores e representantes dos jornais, emissoras de rádio, pela parceria na divulgação da campanha durante o ano de 2015.
+ Mais Informações ››››››

Deputado Federal Marcon reúne-se com Superintendente do DNIT no RS para solicitar reparos na BR - 386, de Soledade a Iraí‏

O deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), participou nesta segunda-feira, 11, de audiência com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, para solicitar que sejam realizados reparos na BR-386, de Soledade a Iraí, que está com trechos esburacados, dificultando o tráfego de veículos. 
O superintendente garantiu que os reparos serão realizados no decorrer do ano. 

Marci Hences

Assessora de Imprensa Deputado Federal Marcon (PT/RS) 
(61) 9877- 2185
Gabinete (61) 3215- 5569

+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Três Palmeiras - 6º Festa da Uva e da Agricultura Familiar

6º Festa da Uva e da Agricultura Familiar, dias 16 e 17 de janeiro.
Confira os locais que você pode encontrar fichas antecipadas para o tradicional jantar.


Em Três Palmeiras:
Prefeitura Municipal;

Comercial Grando;
Farmácia Lider Farma;
Farmácia Farmavida;
Farmácia Três Palmeiras;
Escritório Contábil Chiamenti & Cremonini;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
Ambulatório Municipal;
Câmara de Vereadores e
Sub-Prefeitura de Vila Progresso.
Em Trindade do Sul – Prefeitura Municipal
Em Ronda Alta – Na Iria
Em Entre Rios do Sul – Prefeitura Municipal
+ Mais Informações ››››››